Precisas de ajuda para deixar de fumar? Experimenta uma destas apps

Não é o primeiro dia do ano, mas pode ser um bom pretexto para decidir deixar de fumar: este sábado, 17 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional do Não Fumador. Reunimos cinco apps grátis para te ajudar a deixar o vício.

Foto
Mathew MacQuarrie/Unplash

Queres deixar de fumar há muito tempo, mas arranjas sempre uma desculpa (apesar de nem sempre ser fácil)? Agora vai ser ainda mais difícil esquivares-te: sabemos que deixar um vício pode não ser tarefa fácil e, por isso, seleccionámos cinco aplicações para o telemóvel que te vão enviar mensagens motivacionais, sugerir exercícios de relaxamento para evitar recaídas e até contabilizar o dinheiro que estás a poupar. Aproveita o pretexto e faz deste sábado, 17 de Novembro, um dia teu — o Dia do Não Fumador.

Mas antes, há que falar de números: de acordo com a directora do Programa de Controlo do Tabagismo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Kristina Mauer-Stender, um em cada cinco portugueses maiores de 15 anos fuma. Destes, 80% “expressa vontade de deixar de fumar, no entanto, apenas 5% consegue deixar com êxito e sem ajuda médica”, afirma a presidente da Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar Zona Norte (AIMGFZN), Ana Patrícia Dias, em comunicado. Há mais: por ano, o tabaco mata mais de 11.800 portugueses e contribui para uma morte a cada 50 minutos, dizem as estatísticas de 2016, divulgadas no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Parece assustador?

Se és fumador e queres deixar de fazer parte destes números alarmantes, pega no telemóvel e instala uma destas aplicações gratuitas:

Kwit — parar de fumar

Nada mais motivacional do que poderes ver há quantas horas não fumas, o número de cigarros não fumados e quanto dinheiro já conseguiste poupar. Esta aplicação faz tudo isso e ainda te diz o que está a melhorar na tua saúde à medida que vais subindo de nível — ou seja, quanto mais tempo passares sem fumar. Se estiveres quase a desistir, basta pedir ajuda e a aplicação vai dar-te conselhos e motivação para contrariares o desejo. E não te preocupes, não há limite de pedidos de socorro.

Zero Cigarro

Esta aplicação pode ser para ti — ou para alguém que te quer ajudar: há programa para fumadores e para cuidadores. Podes instalá-la se já deixaste de fumar ou se pretendes chegar a essa meta. Depois, faz também a contagem dos cigarros não fumados, do dinheiro poupado e tempo economizado (sim, fumar ocupa uma parte significativa do teu tempo). Esta aplicação, além do botão de emergência, permite-te entrar num chat e conversar com pessoas que estão na mesma situação que tu: afinal, a união faz a força.

Smokerstop

Deixar de fumar para ter dinheiro para fazer umas mini-férias pode ser uma boa táctica. Esta app permite que definas objectivos e vai contabilizando o tempo que falta para os conseguires cumprir. Curiosidades, informação relevante sobre tabagismo, mensagens de incentivo e alterações ao teu corpo: com esta aplicação até sabes quanto tempo demoram os teus cílios a regenerar.

Quit and stop smoking hypnosis

Se contigo nada funciona, podes experimentar um método de hipnose. A Quit Smoking oferece uma série de faixas — que deves começar a ouvir antes de deixar de fumar — que te vão explicar os motivos pelos quais deves deixar o vício, ao mesmo tempo que os "planta" no teu subconsciente. Talvez seja melhor substituíres a tua playlist por estas faixas, porque a app recomenda que as ouças várias vezes.

Craving to quit!

Se não sabes controlar-te, com esta app vais ter mesmo de aprender. Aulas e exercícios para relaxar e aprender a controlar o desejo, objectivos diários e controlo da vontade de fumar são algumas das ajudas que podes obter. Além disto, a Craving to Quit mede o quanto te apetece fumar e tenta perceber o que despertou isso. Depois, oferece-te as duas opções óbvias: fumar ou resistir. As mesmas que tens depois de ler este texto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários