Jovem de 15 anos agredido por outro de 17 corre "sério perigo de vida"

Alegado agressor já esteve internado num centro educativo, de onde saiu em Julho do ano passado.

Foto
Manuel Roberto

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira que deteve um estudante de 17 anos suspeito de ofensa à integridade física grave a um jovem de 15 anos, no Porto, que está em "sério perigo de vida".

Em comunicado de imprensa, a PJ refere que os factos ocorreram na terça-feira, na cidade do Porto, na "sequência de um desentendimento motivado por questões fúteis", entre o agora detido, um estudante de 17 anos de idade, e a vítima, que estaria acompanhada.

Ao que PÚBLICO apurou, as agressões aconteceram no Jardim da Cordoaria, nas imediações de uma escola profissional de artes, que o jovem de 15 anos, que está internado em coma, frequenta.

O incidente aconteceu durante a tarde, por volta das 16 horas. Segundo o comunicado da PJ, "na ocasião e pensando erradamente que os ofendidos o estavam a filmar, o arguido terá insultado e agredido as vítimas com murros e pontapés". Um dos agredidos, o jovem de 15 anos, "sofreu grave traumatismo crânio encefálico".

Este rapaz estava com outros dois amigos que também foram assistidos no hospital por lesões sem gravidade. Já a vítima mais grave está em "estado de coma" e "em sério perigo de vida", acrescenta a Judiciária, que refere ainda que o suspeito e a vítima não se conheciam.

De acordo com o que foi possível apurar, o jovem de 15 anos estava numas escadas quando levou um forte pontapé que o fez cair de costas e bater com a cabeça. A vítima vive com os pais e é descrita como sendo tímida.

O alegado agressor é um jovem de 17 anos, já referenciado pelo tribunal de menores. Terá antecedentes de vários crimes de ofensa à integridade física, coacção simples, injuria e furto. Esteve internado num centro educativo, de onde saiu em Julho de 2017. Neste momento estava a ter acompanhamento educativo e vive com a mãe, depois de ter passado por uma instituição de acolhimento.

O detido vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

De acordo com dados da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, em Dezembro de 2017 estavam presos 42 jovens entre os 16 e os 18 anos.

Sugerir correcção
Ler 22 comentários