Jóia de Maria Antonieta bate recorde em leilão

Entre 100 jóias reais, o pendente da rainha de França foi o lote estrela, atingindo 36.427 milhões de dólares (32.194 milhões de euros).

Fotogaleria
LUSA/MARTIAL TREZZINI
Fotogaleria
Reuters/DENIS BALIBOUSE
Fotogaleria
LUSA/MARTIAL TREZZINI
Fotogaleria
LUSA/MARTIAL TREZZINI

Um pendente com uma pérola e diamante que pertenceu à rainha francesa Maria Antonieta bateu esta semana o recorde mundial do valor mais alto para uma pérola em leilão, garante a Sotheby's. A peça atingiu 36.427 milhões de dólares (cerca de 32.194 milhões de euros).

O pendente era o lote estrela do leilão e foi vendido por um valor oito vezes superior à estimativa feita. Foi o culminar de dez minutos de licitações.

Foi vendido num leilão, em Genebra, que contava com 100 jóias da família Bourbon Parma, incluindo dez que pertenceram à rainha executada. Ao todo, as peças foram chegaram aos 53.2 milhões de francos suíços (aproximadamente 46.8 milhões de euros), batendo assim o recorde em termos de valor para uma colecção real, segundo a leiloeira.

"O legado de Maria Antonieta provavelmente não tem rival. É um recorde de venda de jóias reais", afirma David Bennett, presidente da divisão internacional de joalharia internacional da Sotheby's, responsável pelo leilão. Ultrapassou o total do histórico leilão das jóias da duquesa de Windsor, que aconteceu em 1987, também em Genebra, acrescenta ainda.

Sugerir correcção
Comentar