Afinal, o que a União Europeia já fez por nós? O Parlamento Europeu responde

Que presença tem a Europa nas nossas vilas, cidades ou regiões? Que impacto tem nos nossos empregos, famílias, viagens, saúde ou segurança? O novo site “O que a Europa faz por mim” dá exemplos concretos dos contributos da União Europeia para a vida dos seus cidadãos.

Foto
Reuters/ALESSANDRO BIANCHI

Numa região ou na vida de cada cidadão, quais são afinal os benefícios de uma Europa unida? A maioria dos europeus sabe que existem efeitos positivos (um Eurobarómetro publicado no mês passado revelou que 68% dos inquiridos considera que o seu país beneficiou da adesão à União Europeia). No entanto, muitos não saberão apontar exemplos concretos.

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, apresentou esta quarta-feira um novo site que responde à pergunta "sem jargões", e que se pretende que funcione com um “instrumento valioso para aproximar a Europa dos cidadãos”.

O site já está disponível nos diversos idiomas da UE, apresentando exemplos organizados em várias secções.

A secção “Na minha região” permite seleccionar o local em que vive ou trabalha, explicando como a Europa está presente nessa cidade ou região, através do financiamento de projectos e infra-estruturas, por exemplo.

Já na secção “Na minha vida” são partilhadas informações sobre o impacto que a UE relativamente a famílias, cuidados de saúde, viagens, segurança, educação ou direitos sociais, ou em áreas profissionais específicas, como a dos apicultores ou dos camionistas, e ainda em actividades de lazer como o desporto ou a música.

Numa terceira secção, intitulada “Em destaque”, surgem informações mais detalhadas sobre políticas europeias ou os grandes temas em debate no Parlamento Europeu discutidos na actual legislatura.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários