Câmara do Porto quer “máxima urgência” na construção da ala pediátrica do S. João

Vereadores aprovaram por unanimidade uma recomendação do PS, subscrita pelo grupo independente de Rui Moreira

Foto
Há dez anos que se aguarda por uma nova ala pediátrica no S. João Paulo Pimenta

A Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, uma recomendação do PS, subscrita pelo grupo municipal Porto, o Nosso Partido para que o Governo e a Assembleia da República “promovam, com a máxima urgência todas as medidas que se revelem necessárias, incluindo a eventual aprovação de legislação de excepção em matéria de contratação pública, que tornem possível o início da construção da nova ala pediátrica do Hospital de S. João, mantendo-a no Serviço Nacional de Saúde”.

A recomendação é justificada pelo facto de não existir um “calendário que permita a solução definitiva para este problema” e também por os subscritores considerarem que “os prazos impostos pela legislação relativa à contratação pública são incompatíveis com a realização célere de uma obra já adiada por tempo de mais”.

O socialista Manuel Pizarro considerou que o “alarme público” gerado em torno do atraso na construção da ala pediátrica é “justificado” e avisou que “por métodos tradicionais, não haverá obra em 2019”, pelo que é necessário a criação de um mecanismo de excepção. Posição corroborada pelo presidente Rui Moreira e que acabou por receber a aprovação também dos vereadores do PSD, Álvaro Almeida, e da CDU, Ilda Figueiredo, apesar de algumas críticas do social-democrata.

Álvaro Almeida lembrou que a obra na ala pediátrica chegou a iniciar-se, em 2015, por iniciativa da associação Joãozinho e que, se não tivesse sido suspensa, estar-se-ia hoje numa fase mais adiantada do processo. Uma crítica que Manuel Pizarro recusou, lembrando que o Joãozinho tinha angariado apenas cerca de um milhão, dos mais de 20 milhões em que o projecto estava orçado, pelo que não havia qualquer garantia de que os trabalhos teriam avançado.

Depois de sucessivos atrasos, em Janeiro de 2017, o Ministério da Saúde aprovou a construção da ala pediátrica, mas o processo não avançou e só a 19 de Setembro deste ano é que o Governo autorizou a administração do hospital a lançar o concurso para a concepção e construção das novas instalações.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários