Tailândia quer proibir muay thai a menores de 12 anos após morte de adolescente

A decisão surge depois da morte de um jovem de 13 anos que sofreu uma hemorragia cerebral durante uma luta.

Foto
O muay thai ou boxe tailandês deverá ser alvo de uma reforma legal Reuters/ATHIT PERAWONGMETHA

A Tailândia quer proibir a prática da arte marcial mais popular naquele país a menores de 12 anos e obrigar ao uso de protecções até aos 15, depois da morte de um jovem de 13 anos no sábado.

De acordo com a imprensa local, o ministro do Desporto está a preparar a reforma da lei que incide sobre o boxe tailandês, o muay thai.

"O ministério vai acelerar o processo para ser apresentado ao Governo o mais rápido possível", disse Weerasak Kowsurat, citado pelo jornal Bangkok Post.

Actualmente, a lei tailandesa não estabelece nenhuma idade mínima para a participação de crianças e jovens em lutas de boxe e apenas recomenda que os menores de 15 anos devem combater com protecções.

Anucha Thasako, de 13 anos, morreu devido a uma hemorragia cerebral durante uma luta no sábado, num evento de beneficência no templo de Samut Prakan, nos arredores de Banguecoque.

O menor foi atingido por um soco no terceiro assalto e foi levado para o hospital, onde acabou por morrer.

De acordo com a imprensa local, Anucha treinava boxe tailandês desde os oito anos e já tinha participado em de cerca de 170 lutas.

O boxe tailandês é um dos desportos mais populares na Tailândia, praticado por milhares de crianças, a maioria delas oriundas de famílias pobres que lutam para obterem mais rendimentos.

Sugerir correcção
Comentar