PSD diz que demora na atribuição de pensões é “chocante”

Ministro do Trabalho garante que estão a ser tomadas medidas. Mas os tempos de recuperação “são mais lentos do que pensávamos”, reconhece.

Foto
Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, admite atrasos na resposta ao pedido de novas pensões LUSA/MIGUEL A. LOPES

O deputado do PSD, Adão Silva, considera que a demora na atribuição das pensões é “chocante” e questionou o Governo sobre as medidas que serão tomadas em 2019 para diminuir o tempo que vai entre o pedido e a atribuição das reformas. O assunto foi abordado durante uma audição do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, que nesta segunda-feira está a ser ouvido pelos deputados a propósito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019).

A demora, disse o deputado social-democrata, é “chocante”. “O que vão fazer para que não haja tanta demora na atribuição das reformas em 2019?”, perguntou.

A resposta chegou passada quase uma hora, depois de todos os grupos parlamentares terem colocado questões ao ministro. Vieira da Silva assumiu que a combinação de uma situação “muito séria” de recursos humanos no Centro Nacional de Pensões (CNP) com a entrada em vigor de novos regimes, que levou a um elevado número de processos que entraram, “criou dificuldades”.

“Naturalmente que não é por nenhuma opção ou por medidas de políticas que defrontamos dificuldades nalguns domínios na qualidade da resposta da Segurança Social”, disse o ministro.

“É evidente que a não renovação dos quadros em instituições como o Centro Nacional de Pensões não é recuperável de um momento para o outro”, afirmou Vieira da Silva. “Os tempos de recuperação a seguir a um tempo de enfraquecimento dos serviços são mais lentos do que pensávamos”, acrescentou.

No início da audição, José Soeiro, do Bloco de Esquerda, já tinha alertado para a situação do CNP que perdeu “40%” dos recursos humanos e para os atrasos nas respostas. “Os pensionistas ficam meses à espera que o seu requerimento seja processado”, exemplificou.

O CNP debate-se com problemas e já teve algum reforço de recursos humanos. Em Agosto, o Instituto de Segurança Social lançou um concurso para admitir 150 assistentes técnicos e 50 técnicos superiores, alguns dos quais irão reforçar o organismo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários