Governo admite alargar novo regime de reforma antecipada a desempregados e função pública

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, alerta que é preciso ter em conta especificidades dos regimes especiais, para não criar uma “porta de fragilização”.

Foto
Vieira da silva está no Parlamento pela segunda vez para explicar o Orçamento do Estado para 2019 LUSA/MIGUEL A. LOPES

O Governo admite estender o novo regime de reforma antecipada (que elimina o corte do factor de sustentabilidade quando aos 60 anos os trabalhadores acumulam 40 de descontos), aos desempregados de longa duração e aos trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações. Mas Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, alerta que é preciso avaliar as especificidades de cada regime e eventuais consequências.

Na audição a propósito do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), que está a decorrer no Parlamento nesta segunda-feira, o tema das reformas antecipadas voltou a ser colocado em cima da mesa por todos os grupos parlamentares, com a direita a acusar o Governo de “publicidade enganosa” e a esquerda a exigir medidas mais abrangentes.

Vieira da Silva foi questionado pelo Bloco de Esquerda (BE) sobre a possibilidade de retirar o corte do factor de sustentabilidade (14,5%) nas reformas antecipadas pedidas por funcionários públicos, por desempregados de longa duração ou por trabalhadores que têm regimes específicos (como os mineiros). Também o PCP, através da deputada Diana Ferreira, defendeu o alargamento a estas situações.

“O regime deve ser alargado também à CGA. Isso não está claro no OE e entendemos que deve ficar claro”, desafiou o deputado do BE, José Soeiro. O responsável pela área laboral no BE anunciou ainda que o partido irá propor que o factor de sustentabilidade “seja eliminado para desempregados de longa duração, trabalhadores da Administração Pública e para trabalhadores que têm regimes específicos”.

Na resposta, Vieira da Silva destacou que a medida prevista no OE “consagra mais um passo no sentido de compatibilizar flexibilidade com sustentabilidade”, depois do "enorme avanço" do regime das muito longas carreiras contributivas. 

“Se pode ser alargado a outras áreas? Sim, mas tendo em atenção que têm regimes específicos e normas diferentes”, alertou, lembrando que no caso do regime de antecipação da reforma na sequência de desemprego de longa duração não existe a penalização de 0,5% por cada mês que falte para a idade legal. Esta especificidade, acrescentou, implica cuidados redobrados “para que o regime não seja visto pelos agentes económicos como uma porta de fragilização do sistema de protecção social”. Vieira da Silva referia-se ao risco de as empresas, nas suas decisões de gestão de recursos humanos, encaminharem os trabalhadores para o desemprego a contar com a possibilidade de reforma antecipada sem cortes, penalizando a Segurança Social.

Já sobre a possibilidade de se criar um “complemento de reparação pelo trabalho infantil” defendido pelo BE, o ministro nada disse.

O ministro foi ainda desafiado pelo PSD e pelo CDS a clarificar o que pretende fazer em matéria de reforma antecipada em 2019. E Vieira da Silva repetiu o que já tinha dito na última vez que esteve no Parlamento, quando recuou face ao anúncio que fez a 17 de Outubro, e o que está escrito na nota que enviou aos deputados no final da semana passada.

O ministro explicou que o OE para 2019 prevê a criação de um regime de antecipação da reforma que elimina o corte do factor de sustentabilidade para as reformas antecipadas pedida pelos trabalhadores que os 60 anos têm 40 de carreira contributiva. O regime entra em vigor em dois momentos: em Janeiro para os trabalhadores que já têm 63 anos e em Outubro para os que têm 60 ou mais anos. Estas pessoas ficam livres do factor de sustentabilidade, mas mantêm o corte de antecipação (de 0,5% por cada mês que falte para a idade legal da reforma).

“Haverá um novo regime que será mais vantajoso para os que começaram a trabalhar mais cedo”, precisou.

Vieira da Silva acrescentou que se manterá a possibilidade de as pessoas que não cumpram o requisito de aos 60 terem 40 de carreira pedirem a reforma antecipada, mas neste caso “terão exactas condições que existem hoje”, ou seja, a pensão terá os dois cortes (factor de sustentabilidade e de antecipação).

Clara Marques Mendes, deputada do PSD, que desafiou o ministro a esclarecer de uma vez por todas como será o novo regime de reforma antecipada, acusou o Governo de estar a ser eleitoralista ao remeter a entrada em vigor para Janeiro e Outubro - “em plena campanha eleitoral”.

“O Governo tem, ao longo da legislatura, utilizado vários modelos de aplicação progressiva e é isso que vai acontecer. Se fosse em Janeiro era menos eleitoralista? É por ser em Outubro que é eleitoralista? Se cumprir o programa do Governo nesta área é eleitoralismo”, respondeu Vieira da Silva.

Ao longo da audição, Vieira da Silva foi confrontado com a necessidade de avançar na criação de um regime específico para os cuidadores informais ou com as dificuldades com que algumas instituições se debatem quanto ao acolhimento familiar de crianças.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários