Bruno de Carvalho detido

Ex-presidente do Sporting foi detido durante a tarde de domingo, juntamente com o líder da Juventude Leonina.

Foto
daniel rocha

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho foi detido para interrogatório este domingo no âmbito da investigação ao ataque à academia do clube em Alcochete, segundo confirmou ao PÚBLICO o porta-voz da Guarda Nacional Republicana, coronel Helder Barros.

Bruno de Carvalho pernoita na GNR de Alcochete e será ouvido esta segunda-feira.

Foi igualmente detido o líder da Juventude Leonina, Nuno Vieira Mendes, mais conhecido por Mustafá.

O Ministério Público adianta que os detidos serão "oportunamente" presentes ao juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coação. 

Em causa está a alegada ligação de Bruno de Carvalho ao episódio de agressões na academia do Sporting, em Alcochete, a 15 de Maio deste ano, quando 40 alegados adeptos do clube, encapuzados, agrediram alguns jogadores, treinadores e staff. Bas Dost foi um dos jogadores que teve de ser assistido após as agressões. Para além do avançado holandês, foram também agredidos Misic, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho e Battaglia.

No mês passado, a 11 de Outubro, Bruno de Carvalho disponibilizou-se para prestar declarações na unidade de terrorismo do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), mas o requerimento foi reencaminhado para o DIAP, no qual decorre o inquérito ao ataque de 15 de Maio último.

Foto
O cordão policial deste domingo, no encontro entre o Sporting e Chaves Mário Cruz/Lusa

Até agora há 38 elementos em prisão preventiva por alegado envolvimento nos incidentes na academia do Sporting.

Entre os arguidos está o antigo líder da claque Juventude Leonina Fernando Mendes. São todos suspeitos da prática de diversos crimes, designadamente de terrorismo, ofensa à integridade física qualificada, ameaça agravada, sequestro e dano com violência.

À data das agressões, o então presidente dos "leões" afirmou que as agressões tinham sido "involuntariamente" provocadas pelos jogadores.

A 18 de Maio, o PÚBLICO noticiou que Jorge Jesus teria na sua posse provas sobre contactos entre Bruno de Carvalho e líderes da Juve Leo para autorizar os radicais desta claque do clube a “apertarem” com jogadores e equipa técnica, o que o então treinador do Sporting negou. Os contactos terão ocorrido logo a 6 de Abril, um dia depois da derrota da equipa em Madrid, frente ao Atlético (2-0), na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Na sequência da violência em Alcochete, nove futebolistas rescindiram os contratos com o clube. Rui Patrício, Rafael Leão, Daniel Podence, Gelson Martins e Ruben Ribeiro saíram em litígio com o Sporting e transferiram-se para outros clubes.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários