DGArtes: Programa de Apoio a Projectos abrange 45 entidades com 1,39 milhões de euros

Projectos do Teatro Experimental do Porto ou dos Primeiros Sintomas abrangidos pelo programa.

Foto
Uma peça dos Primeiros Sintomas Paulo Pimenta

O Programa de Apoio a Projectos da Direcção-Geral das Artes vai apoiar 45 entidades, nas áreas da Criação e da Programação e Desenvolvimento de Públicos, num total de 1,39 milhões de euros, divulgou este organismo.

A decisão final do concurso do Programa de Apoio a Projectos 2018, na área da Criação, publicada no site da DGArtes com data de dia 9, sexta-feira, diz respeito a um montante de 930 mil euros, abrangendo 34 projectos, de outras tantas entidades, enquanto nos domínios da Programação e Desenvolvimento de Públicos, com um total de 460 mil euros, foram aprovados 15 projectos, apresentados por 15 diferentes candidatos.

Na Criação, o teatro é a área com maior número de projectos aprovados (15), seguindo-se cruzamento disciplinar (sete), dança (quatro), artes plásticas (três) e música (dois), antes de arquitectura, fotografia e novos media, cada uma com um projecto aprovado.

Na Programação e Desenvolvimento de Públicos, são apoiados 15 projectos, distribuídos por cruzamento disciplinar e música, com cinco cada, novos media, com dois, e artes plásticas, fotografia e teatro, com um projecto por área.

De acordo com a decisão final, homologada no passado dia 6, a área da Criação distribui 17 apoios no valor de 20 mil euros, nove, no valor de 30 mil, e oito de 40 mil euros.

Verdade ou Consequência, do Teatro Experimental do Porto, e O Devir de Lisboa, da Associação Artéria, ambos com 40 mil euros, Tio Vânia, dos Primeiros Sintomas, Tarrafal - História de Um Campo de Concentração, do fotógrafo João Pina, com 30 mil euros, e Amores Pós-Coloniais, da Liberdade Provisória, assim como a montagem da peça Damas da Noite, por Elmano Sancho, são alguns dos projectos aprovados na área da Criação.

O conjunto de actividades apoiadas envolve "exposições, concertos, espectáculos e residências artísticas, complementadas com oferta formativa, ciclos de conversas, palestras, debates, oficinas, edições", em projectos de "temáticas relevantes e actuais de cariz social, cultural e político", que privilegiam a "clara intenção de impacto social", destaca a DGArtes.

"A forte componente de pesquisa teórica e experimentação" e a opção por "textos de dramaturgos raramente trabalhados" são outros factores destacados

E! Marionetas 2019, das Marionetas da Mandrágora, com 20 mil euros, o Festival de Música de Portel, da Orquestra Costa Atlântica, com 30 mil euros, e a Bienal of Contemporary Arts, da associação BoCA, assim como os Encontros de Imagem, ambos com 40 mil euros, são alguns dos 15 projectos aprovados na área da Programação e de Desenvolvimento de Públicos.

Nesta disciplina, a DGArtes destaca "a diversidade na área da música", as propostas em "novos media e a relação que se estabelecem entre arte, cultura, ciência e tecnologia" e o facto de as actividades a desenvolver, nos projectos apoiados, incluir acções como exposições, instalações, edição, concertos, espectáculos, residências artísticas, mas também iniciativas de inclusão social através das artes, ciclos de conversas, conferências, debates, workshops, ensaios abertos e a publicação de conteúdos online, ampliando audiências.

O Programa de Apoio a Projectos da DGArtes, nas áreas da Criação Artística e Programação e Desenvolvimento de Públicos, foi reforçado em Setembro, num total de 290 mil euros, para 1,69 milhões de euros. Na área da Criação, o programa recebeu um reforço de 230 mil euros, e, na área de Programação, 60 mil euros.

O aviso de abertura dos concursos, no âmbito do Programa de Apoio a Projectos, foi feito em Maio, com um valor global de 1,4 milhões de euros. Na altura foi também aberto concurso para a Circulação Nacional e Desenvolvimento de Públicos, no montante global de 300 mil euros, que não teve reforço, em Setembro, e do qual ainda não foram publicados resultados.

Na sexta-feira, a DGArtes abriu candidaturas ao Programa de Apoio a Projectos - Procedimento Simplificado, nas áreas das Artes Performativas, Artes Visuais e Cruzamentos Disciplinares, para um apoio global de 50 mil euros, a repartir por um mínimo 400 euros a um máximo de cinco mil euros. As candidaturas estão abertas até 23 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar