Eurodeputados anti-UE podem bloquear o Parlamento Europeu?

Das decisões de alto nível ao impacto no nosso quotidiano, neste podcast falamos sobre a Europa que conta, série especial do PÚBLICO

Das decisões de alto nível ao impacto no nosso quotidiano, neste podcast falamos sobre a Europa que conta, no âmbito da série especial do PÚBLICO que procura saber como as decisões tomadas em Estrasburgo e Bruxelas têm impacto na vida diária dos cidadãos europeus.

No segundo episódio do programa, conversamos com a investigadora Madalena Resende, especialista em integração europeia e docente da Universidade Nova de Lisboa. Em entrevista ao jornalista Ruben Martins, explica a evolução de poderes do Parlamento Europeu e os riscos de bloqueio caso haja um crescimento eleitoral dos deputados anti-União Europeia.

Na série A Europa que conta, o jornalista Nuno Ribeiro entrevistou o diplomata Francisco Seixas da Costa, que foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus entre 1995 e 2001. Nesse período, representou Portugal nas negociações dos tratados de Amesterdão e de Nice. E foi já como observador que assistiu ao desfecho do Tratado de Lisboa, com o qual, afirma, “a Europa iludiu-se a si própria”.

Na rubrica Eurodeputado da semana, a bloquista Marisa Matias conta-nos o que fez na última semana.

Este programa teve o apoio do Parlamento Europeu.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários