Pence visita Japão na próxima semana para discutir Coreia do Norte

O vice-presidente norte-americano vai encontrar-se com Shinzo Abe dias antes de uma reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático em Singapura.

Mike Pence, vice-presidente dos EUA
Foto
Mike Pence, vice-presidente dos EUA LUSA/JIM LO SCALZO

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, visita o Japão na próxima semana para discutir, entre outras questões, matérias relacionadas com a Coreia do Norte e outras do foro diplomático, informaram nesta quinta-feira as autoridades de Pequim.

O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshihide Suga, anunciou que Pence manterá conversações com o primeiro-ministro Shinzo Abe e outros funcionários de topo durante a sua visita agendada para segunda e terça-feira.

Suga disse que a vinda de Pence será uma "oportunidade ideal" para os dois lados discutirem a Coreia do Norte, a China e outras questões regionais, bem como para reafirmarem a sua cooperação, mas garantiu que o dossiê das relações comerciais não deverá ser abordado.

A visita ao Japão acontece antes de Pence marcar presença numa reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático em Singapura e de uma cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico na Papua Nova Guiné, em representação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na terça-feira, o Presidente norte-americano afirmou estar "muito satisfeito" com as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte e que esperava voltar a reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no início de 2019.