Sabe qual é a combinação perfeita para alimentar o seu cão?

Se a nossa alimentação deve ser equilibrada e com todos os nutrientes necessários, também a do nosso animal de estimação deve ser assim. E o mixfeeding – ou alimentação mista – é isso tudo e ainda garante variedade.

Foto
GettyImages

A alimentação é um tema que está cada vez mais na ordem do dia, o mesmo acontecendo em relação ao que os nossos animais comem. Afinal, queremos que também eles ingiram alimentos de excelente qualidade e que sigam uma dieta equilibrada em termos nutricionais. O mixfeeding – ou alimentação mista – surge como uma opção para complementar os alimentos secos, que normalmente oferecemos ao nosso cão, com alimentos húmidos. Ou seja, consiste na combinação dos dois tipos de alimentos, em vez da exclusão de um deles. Assim, ao mesmo tempo que garantimos o equilíbrio nutricional, estamos a oferecer ao nosso amigo de quatro patas um petisco caracterizado por texturas diferentes daquelas a que está habituado.

Mas para que esta combinação funcione efectivamente bem é importante que se escolha uma marca com garantia de qualidade e cujos alimentos sejam adequados às características do animal. A Royal Canin dispõe de gamas completas e nutricionalmente equilibradas, concebidas em função das necessidades específicas de cada animal. Depois de escolher o alimento ideal para o seu cão – de acordo com a idade, o tamanho, as suas sensibilidades, o meio ambiente em que vive e a raça – pode recorrer às duas versões do mesmo alimento, a seca e a húmida. Por exemplo, se tem um cão de raça média adulto deve combinar o alimento seco Medium Adult com o alimento húmido da mesma linha. Para o apoiar na escolha certa, é possível encontrar no site da Royal Canin os alimentos disponíveis para mixfeeding de cães.

Foto
Alimentação mista Royal Canin para cães dos 12 meses aos 7 anos, com peso entre os 11 e os 25 Kg. D.R.

São muitas as vantagens que a alimentação mista oferece, desde logo porque permite conjugar o melhor de dois mundos. 

Saciedade garantida – Os alimentos húmidos favorecem a sensação de saciedade, pelo que são uma boa opção para animais mais comilões e com excesso de peso.

Equilíbrio nutricional – a nova fórmula de alimentos húmidos da Royal Canin permite que a combinação de mixfeeding mantenha o equilíbrio nutricional diário necessário para cada cão, tendo em conta o seu tamanho e idade. O mixfeeding é uma forma de combinar o alimento seco do nosso cão com o seu equivalente na versão húmida.

Melhor saúde urinária – Devido ao elevado teor de água presente nos alimentos húmidos (pode chegar aos 80%) – e também porque estes estimulam a ingestão de água - o sistema urinário dos cães passa a funcionar mais e melhor, evitando a formação de cálculos urinários (as chamadas pedras nos rins ou bexiga).

Adaptável a todos – A Royal Canin assegura que a combinação que propõe para mixfeeding adapta-se a todos os cães, qualquer que seja a etapa de crescimento em que se encontrem. Isto porque tanto os alimentos secos como os húmidos são adequados às características específicas do animal.

Precisão nutricional – Com o mixfeeding da Royal Canin é possível manter a precisão nutricional dando mais variedade de texturas ao cão. Mas é indispensável calcular a quantidade diária de alimento necessário, sem duplicar as porções. A dose diária de alimento recomendada pelo médico veterinário deve ser respeitada, calculando o que se vai dar de alimento seco e de alimento húmido ao animal.

Mesma qualidade, melhores resultados

Para beneficiar de todas as vantagens da alimentação mista, é importante que se opte por marcas com fórmulas concebidas de maneira a que os alimentos secos e húmidos se conjuguem e se complementem. Fazer a transição para a alimentação mista é muito fácil, basta seguir as dicas Royal Canin que partilhamos aqui:

Foto
D.R.