News, fake news e sound bites ou Informação vs. Desinformação

Qual o impacto que tem esta subida de 1,9% no orçamento para o Ensino Superior se as despesas, por via de alterações legislativas aprovadas, sobem muito mais?

Recentemente li num título de jornal “Orçamento para o ensino superior vai subir... 1,9%”. Não consigo classificar esta notícia como sendo uma fake news porque, na realidade, sobe o orçamento global para o ensino superior, sobe em cada universidade e sobe em cada Instituto Superior Politécnico.

Será que em vez de fake news – porque, de facto, é verdade –, poderemos afirmar que o título usa um sound bite que apenas quer chamar a atenção? Penso que sim, mas apenas se virmos com bastante atenção. E espera-se sempre que os srs. deputados que analisam o orçamento o façam. O que podemos dizer realmente é que, no mínimo, é informação irrelevante ou mesmo desinformação.

Qual o impacto que tem esta subida de 1,9% para o Ensino Superior se as despesas, por via de alterações legislativas aprovadas, nomeadamente as progressões remuneratórias obrigatórias, os aumentos previstos do salário mínimo, o aumento do subsídio de refeição, e tudo o resto que tem aumentado, sobem muito mais?

De que vale que o orçamento suba 1,9%, como refere o artigo, se, aliás, temos um mês para abrir os concursos para o Prevpap, que já foram homologados – por isso sabe-se exatamente quanto é –, e esses aumentos de despesa não estão contabilizados?

De que vale que suba 1,9% se a diminuição das propinas que vai afectar seguramente um número de estudantes conhecido, todos os atualmente já inscritos (para além do valor desconhecido, os que sairão e os que entrarão – saem muito menos do que entram), nem sequer estão contabilizados e esta diminuição aprovada de receita tem início em Setembro de 2019?

O título em relação ao orçamento de 2019 para o Ensino Superior correcto seria: orçamento das Instituições de Ensino Superior baixa novamente!

É menos simpático, mas é verdadeiro.

Provavelmente, percebe-se mal da leitura do documento do OE, obviamente, até porque não interessa que se perceba. Mas corresponde à verdade!

A frase ”Orçamento do Ensino Superior sobe 1,9% em 2019”, podendo não ser classificada como fake news, é uma informação irrelevante que, num nível de análise mais profundo, se revela uma desinformação! 

A autora escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Sugerir correcção
Comentar