Lançada plataforma digital para apoiar cuidadores informais

Foto
Paulo Pimenta

A plataforma chama-se Help2Care – apoiar no autocuidado de utentes e cuidadores e foi esta segunda-feira apresentada pelo Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria. Inclui um site e uma aplicação de telemóvel que liga cuidadores informais a profissionais de saúde.

A meta é facilitar a vida de quem cuida. E aí cabe quem se dedica a cuidar de outros, mas também quem tem de cuidar de si próprio. Uma pessoa pode conseguir fazer a sua vida de uma forma autónoma, mas precisar de ajuda para algo concreto, como tomar banho de chuveiro, porque está numa cadeira de rodas, exemplifica Maria dos Anjos Dixe, a investigadora principal deste projecto, que envolve docentes e estudantes das licenciaturas em Ciências de Informação em Saúde, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, Design Gráfico e Multimédia, do mestrado em Comunicação Acessível e do curso profissional – Produção Gráfica.

A elevada taxa de recurso ao Serviço Nacional de Saúde terá diversas explicações. No caso das pessoas dependentes, explicar-se-á com factores como a falta de preparação antes da alta, mas também com o parco acompanhamento devotado a quem se vê, amiúde de repente, a desempenhar o papel de cuidador informal. E com a falta de comunicação entre os profissionais do hospital e os profissionais do centro de saúde.

Partindo deste pressuposto, o projecto procura atacar as várias frentes. Por um lado, cria um manual de apoio ao cuidador (em formato papel, áudio e vídeo). Por outro, cria um manual com um modelo de capacitação de cuidadores/cuidados para ser utilizado pelos profissionais de saúde.

Há um site que há-de acolher textos, ilustrações e vídeos demonstrativos das técnicas e procedimentos a adoptar pelos cuidadores informais. E uma aplicação, que, segundo explicou Maria dos Anjos Dixe, terá apenas o material ajustado às necessidades de cada utilizador. Esta plataforma digital tem um backoffice através do qual os profissionais de saúde poderão trocar informação e gerir a informação ou formação a dar.

Segundo a investigadora, os materiais já estão prontos, mas ainda não estão validados. Por isso mesmo ainda não se encontram no site, que foi apresentado na ponta final desta segunda-feira, em que se assinala o Dia do Cuidador Informal.

Este projecto é liderado pelo Instituto Politécnico de Leiria. Dele fazem parte também o Instituto Politécnico de Santarém, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Centro Hospitalar de Leiria. O financiamento vem do COMPETE 2020, isto no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica.

Sugerir correcção
Comentar