Projectos aprovados de filmagens em Portugal prometem investimento de 23,7 milhões

Os 14 projectos já aprovados, no âmbito dos incentivos à captação de filmagens em Portugal, prevêem um investimento total de 23,7 milhões de euros no país, segundo Ministério da Cultura.

Foto
Rodagem do filme indiano "Balupu" em Lisboa em Abril de 2013 Daniel Rocha

Os 14 projectos já aprovados, no âmbito dos incentivos à captação de filmagens em Portugal, prevêm um investimento total de 23,7 milhões de euros no país, disse este domingo à Lusa fonte oficial do Ministério da Cultura.

"Até agora - e incluindo os pedidos que deram entrada em 2017, com o anterior regime fiscal -- foram já aprovados incentivos a 14 projetos, que incluem produções dos EUA, Índia, Brasil, Portugal ou Itália, e várias coproduções de Portugal e França, ou Portugal, Espanha e França", correspondendo a "um investimento total de 23,7 milhões de euros, em filmagens em Portugal".

Os números são avançados na véspera do Dia Mundial do Cinema e cerca de um mês após a publicação em Diário da República do regulamento do Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual, que enquadra a concessão destes incentivos.

De acordo com o diploma publicado em 28 de Setembro, a adaptação de literatura portuguesa, a rodagem em locais e em estúdios portugueses, a existência de realizadores premiados e a participação maioritária de mulheres, nos projectos, são requisitos valorizados nas candidaturas a este fundo.

Criado pelo Governo, e em vigor deste Junho, o Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual tem um capital de 30 milhões de euros e uma dotação global que poderá permitir a extensão aos 50 milhões, até 2022, "em função da sua execução e da avaliação do seu impacto".

Para 2018, "o incentivo à produção cinematográfica e audiovisual e à captação de filmagens internacionais, para Portugal", tem uma dotação anual máxima de dez milhões de euros. A partir do próximo ano, e até 2022, segundo fonte do Ministério da Cultura, o regime prevê uma dotação anual de 12 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários