Governo: UTAO não percebeu ajustamento e por isso estranhou valores

No parecer divulgado no final de Outubro, UTAO divulgou ter encontrado uma diferença de 590 milhões de euros nas contas do Ministério das Finanças.

Foto
João Leão com Mário Centeno, na apresentação da proposta de orçamento Rui Gaudencio

O Governo disse nesta sexta-feira que a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) "não percebeu e achou estranho" o procedimento usado no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), justificando que os valores se referem a "tectos máximos de despesa".

"Este ajustamento é feito todos os anos em todos países" da União Europeia e "só porque foi feito este ajustamento a UTAO não percebeu [o procedimento usado no OE2019] e achou estranho", disse o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, que falava na Conferência Anual da Ordem dos Economistas, em Lisboa.

Em causa está o parecer divulgado no final de Outubro, no qual a UTAO divulgou ter encontrado uma diferença de 590 milhões de euros nas contas do Ministério das Finanças.

Na sua apreciação final ao OE2019, a UTAO considerou também que o Governo levou a cabo um procedimento "tecnicamente incoerente" no OE2019 e apontou reservas, incluindo nos valores apresentados a Bruxelas.

O governante explicou que esta diferença "tem a ver com o que o Governo autoriza", pelo que "o que está no orçamento são tectos máximos legais", que nunca são atingidos.

Em causa está, assim, "um exercício legal de controlo orçamental", adiantou.

Para a UTAO, "o documento em apreciação na Assembleia da República não reflecte nem especifica as poupanças que o Governo pretende realizar em sede de execução e este facto inibirá a avaliação precisa da evolução da execução orçamental".

"O indício de sobre orçamentação contraria o princípio da transparência", adiantou a unidade.

Também falando sobre esta questão, o economista Daniel Bessa, presente na ocasião, disse ter "pena que algumas instituições sejam menosprezadas", numa alusão à UTAO.

"Tenho pena que não haja a humildade de vir mais a terreiro, de forma mais honesta, tentar dialogar com estas entidades", acrescentou, referindo-se à posição do Governo sobre os alertas feitos por aquela unidade.

Daniel Bessa classificou ainda a "celeuma criada" como "surreal".

Outra das questões abordadas por este economista foi a previsão de défice de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019, argumentando que o Governo poderia ter sido "um pouquinho mais exigente".

Na proposta de OE2019, o Governo estimou também um crescimento do PIB de 2,2% no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 118,5% do PIB.

Quanto à previsão de crescimento, Daniel Bessa advertiu que "excede claramente a previsão de todas as organizações internacionais a esta data", mas argumentou que só fará "prognósticos só no fim do jogo".

Também presente no debate, o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, considerou este "um orçamento para passar em ano eleitoral", mas apontou que o documento "vai para além disso e preocupa-se com a sustentabilidade das contas públicas".

A seu ver, a proposta não resolve, contudo, o "problema grave de habitação para jovens" e prevê uma "aposta na ferrovia que vem atrasada".

Óscar Gaspar, da CIP - Confederação Empresarial De Portugal, afirmou que "a maior dúvida" do OE2019 é "se é ou não um factor de desenvolvimento", mas considerou ser "demasiado exigente achar que um único instrumento de política resolve todos os problemas" do país.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários