Morreu Helena Ramos, apresentadora da RTP

A notícia foi avançada pela estação pública sobre a profissional que morreu aos 64 anos. Helena Ramos foi rosto de dezenas de programas do canal, das entrevistas às galas passando por emissões especiais. A sua carreira tem cerca de 40 anos.

Foto
RTP

A apresentadora Helena Ramos, rosto de dezenas de programas da estação pública de televisão, das entrevistas às galas passando por emissões especiais e o Festival da Canção, morreu aos 64 anos. A notícia da sua morte, de cancro, foi avançada pela RTP esta quinta-feira.  

Helena Ramos começou uma carreira de cerca de 40 anos na RTP como locutora de continuidade, mas viria a fazer de tudo um pouco na televisão. Foi um dos rostos das décadas em que os canais públicos eram os únicos na paisagem audiovisual portuguesa, e continuou a trabalhar em vários registos na RTP após o advento das televisões privadas. 

Ao longo da carreira foi pivô de programas de Carnaval, das Marchas Populares, do Natal dos Hospitais e do Festival da Canção. Foi ainda cara do Totoloto e do Toto-Sorteio, e deu voz a vários documentários transmitidos pela estação pública. Conduziu o talk show Jogo de Damas em 1993, foi uma das caras de Canal Aberto, em 1996 e apresentou também o Boa Tarde, em 2000, e Os Vencedores, em 2002. RTP1, RTP2, RTP Internacional, RTPN e também a RTP Memória, de cuja comissão instaladora fez parte, foram as suas casas.

Foto
Helena Ramos (à direita), com António Calvário, na sala de maquilhagem, antes do Natal dos Hospitais de 2002 Miguel Madeira

"Formidável", uma "referência", uma "irmã"

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, lembrou, através do Twitter, a apresentadora como uma "grande profissional, uma senhora e uma pessoa formidável". A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lembrou em comunicado que "a sua presença nos ecrãs e a sua voz representavam a proximidade ao espectador, própria de um serviço público. O seu percurso profissional acompanha parte da história da RTP, sendo também sinónimo da oferta diversificada da televisão pública".

O humorista e colega apresentador Herman José recorda-a na rede social Instagram, lembrando como "a Helena Ramos enfrentou o seu cancro com coragem, sem alaridos nem sensacionalismos. Morreu com a mesma dignidade com que viveu".

A apresentadora Filomena Cautela, que conduz o programa 5 Para a Meia-Noite, recorda como "a Helena foi sempre uma referência de educação, talento, elegância, boa disposição e despretensiosismo. Será lembrada para sempre na nossa casa e no nosso país", garantiu no Instagram. Eládio Clímaco, colega de muitos anos, disse à TSF: "Era a irmã que eu nunca tive". 

Em 2005 apresentou O Melhor de Nós, um programa transmitido na RTPN e na RTP Internacional. Na RTP Memória apresentou vários programas, tais como Cartaz de Memórias e Há Conversa e mais recentemente apresentava a rubrica Tributo. Como actriz pontuou em produções da RTP como Docas 2 e Abracadabra. Cresceu em Sever do Vouga e detinha duas licenciaturas, além de um MBA, como disse ao portal Sapo há um ano. 

Fonte da RTP confirmou ao PÚBLICO que o velório da apresentadora nascida em Vale de Cambra se realiza esta quinta-feira, a partir das 17h30, na Igreja da Luz, em Lisboa, e que as cerimónias fúnebres, privadas, decorrerão na sexta-feira em Sever do Vouga.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários