A maior estátua do mundo está na Índia: 182 metros, 100 mil toneladas

Tem 182 metros de altura e é duas vezes maior do que a Estátua da Liberdade.

Fotogaleria
Inauguração da Estátua da Unidade REUTERS
Fotogaleria
Inauguração da Estátua da Unidade REUTERS
Fotogaleria
Inauguração da Estátua da Unidade REUTERS
Fotogaleria
Inauguração da Estátua da Unidade REUTERS
Fotogaleria
Primeiro-ministro indiano na apresentação da Estátua da Unidade REUTERS

Pesa 100 mil toneladas e tem 182 metros de altura. A Índia inaugurou esta quarta-feira a maior estátua do mundo, numa cerimónia com fogo-de-artifício, aviões e pétalas de rosas a cair de helicópteros, noticia o The Guardian.

O novo monumento, no estado de Gujarat, no oeste da Índia, foi inaugurado pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e homenageia Sadar Vallabhbhai Patel, antigo vice-primeiro-ministro da Índia.

Narendra Modi afirmou que a estrutura de 182 metros, o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, dá “resposta a todas as questões existenciais da Índia”.

“A altura da estátua é para relembrar aos mais jovens que o futuro do país vai ser tão grande quanto a estátua”, afirma, acrescentando que simboliza “a nossa engenharia e a nossa técnica”, cita o The Guardian.

A figura de bronze de Patel, que tem um jardim e um museu na sua base, terá custado cerca de 355 milhões de euros e esteve em construção durante quatro anos.

A estátua pesa perto de 100.000 toneladas e exigiu o esforço de três mil trabalhadores. Foram construídos acessos com capacidade para 15 mil turistas diários. Subir, no máximo até 152 metros, custa cerca de quatro euros.

A inauguração foi vista por milhares de pessoas. Mais de 5000 agentes da polícia garantiram a segurança. Houve protestos das comunidades locais, que dizem não ter sido compensadas devidamente por abandonarem as suas casas. A construção da estátua levou o governo de Gujarat a retirar 185 famílias da zona. A polícia deteve 12 pessoas durante as manifestações.

A Estátua da Unidade apresenta-se como a maior do mundo, mas o seu reinado pode durar pouco, quando começarem as obras para uma estátua ainda maior do rei Hindu na costa de Bombaim.

A estátua de 212 metros de altura deverá abrir daqui a dois anos e retrata Chhatrapati Shivaji, fundador do império Maratha.

Sugerir correcção
Comentar