Quando Portugal fez parte da “revolução dos fundos estruturais”

Das decisões de alto nível ao impacto no nosso quotidiano, neste podcast falamos sobre a Europa que conta, série especial do PÚBLICO

Das decisões de alto nível ao impacto no nosso quotidiano, neste podcast falamos sobre a Europa que conta, no âmbito da série especial do PÚBLICO que procura saber como as decisões tomadas em Estrasburgo e Bruxelas têm impacto na vida diária dos cidadãos europeus.

No primeiro episódio, conversamos com o ex-deputado socialista Fernando Gomes, que esteve entre os primeiros portugueses a entrarem no Parlamento Europeu em 1986. Em entrevista à jornalista Aline Flor, conta como foi a “batalha política” que travou antes de abandonar o hemiciclo europeu para se dedicar ao mandato de presidente da Câmara Municipal do Porto e fala também sobre a participação portuguesa na “revolução dos fundos estruturais”, os desafios da Europa e o bom exemplo de Portugal.

Na série A Europa que conta, a repórter Rita Siza, enviada a Bruxelas, entrevistou Constanze Itzel, directora da Casa da História Europeia, que fala sobre as crises que o continente superou e os desafios de enquadrar, no espaço de um museu, diferentes perspectivas nacionais numa narrativa europeia comum.

Na rubrica Eurodeputado da semana, o social-democrata José Manuel Fernandes conta-nos o que fez na última semana.

Este programa teve o apoio do Parlamento Europeu.

Sugerir correcção
Comentar