Doce ou travessura? Doze ideias para este Halloween

O Halloween está à porta e não vão faltam propostas para a época mais assustadora do ano. Corridas, exit games, histórias macabras e até um desfile de Harry Potter. Veja o que seleccionamos para si.

Fotogaleria
UNSPLASH
Fotogaleria
Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Mike Blake/Reuters

Pelas ruas, não vão faltar bruxas, esqueletos, fantasmas, vampiros e zombies. As montras vão encher-se de abóboras e teias de aranha e as crianças vão andar de porta a porta a recolher rebuçados. “Doce ou travessura?” – é o que mais se ouve nesta época. É o ritual da noite de Halloween, numa tradição americana – que tem origem numa comemoração celta – que há muito se tornou portuguesa. Para a noite de 31 de Outubro, a agenda está repleta de eventos pelo país fora. Tentando fugir às festas e concertos, seleccionamos doze eventos para que passe um Halloween diferente.  

Porto Dark Tours Halloween Special , Porto

Estas visitas guiadas pelo centro do Porto são uma forma alternativa de conhecer a cidade. O trajecto percorre várias ruas da Baixa portuense, revelando as histórias mais macabras da cidade – como mitos, lendas e crimes históricos. Os passeios, de duas horas, começam às 20h na Praça dos Leões (Gomes Teixeira) e para a noite de Halloween estão previstas várias surpresas. Os bilhetes custam 9 euros.

Halloween com Harry Potter, Porto

Em pleno 2018, quem nunca chegou a ver algum dos filmes do famoso feiticeiro de Hogwarts é porque, provavelmente, decidiu mesmo que não os queria ver. Ainda assim, fica o alerta de spoiler. O primeiro filme da saga começa numa noite de 31 de Outubro, na qual os pais de Harry Potter são assassinados pelo vilão Voldemort – ou, corrigindo, por Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado. É um dia importante para a legião de fãs, que o celebra com um encontro na Baixa do Porto. Estará incluída uma “degustação misteriosa”, um concurso para o melhor traje, várias performances e um desfile pela Rua das Flores. A inscrição custa 18 euros e crianças até aos seis anos não pagam.

Foto
Marco Duarte

Dormir no Museu - Fantasmas e Fantasmagorias, Porto

E por falar em filmes, os Night at the Museum (Shawn Levy, 2006 e 2009) criaram a ideia de que um museu pode ganhar vida durante a noite. O Museu de Serralves não promete que as peças de arte aprendam a falar como no filme, mas garante uma “aventura nocturna, com luzes coloridas, sombras assustadoras e objectos fantásticos para construir um ambiente mágico e um espaço sobrenatural”. A iniciativa pretende que crianças entre os nove e os 12 anos passem a noite no museu, durante a qual vão ser contadas muitas histórias - sem sustos - com doces a acompanhar. As inscrições podem ser feitas aqui e custam 55 euros.

Infected Experience, Santa Maria da Feira

O Europarque vai ser invadido por zombies que querem destruir o mundo. Os que sobram, os sobreviventes, vão ter de fugir rapidamente para salvar a própria vida e assegurar o futuro da humanidade. É um exit game, numa iniciativa da Feira Viva (empresa municipal), que promete uma experiência “única e uma aventura de cortar a respiração”. Nesta altura, os bilhetes individuais custam 16 euros e os de grupo 14 (se o grupo for constituído entre três a nove pessoas) e 13 euros (se o grupo for superior a dez pessoas).

Caminhada Halloween 2018, Setúbal

A Associação Desportiva Tãlentos vai promover uma caminhada de sete quilómetros por Setúbal. O objectivo é formar uma caminhada de fantasiados para provocar sustos pelo caminho. O ponto de partida está marcado para as 20h30, na Avenida Luísa Todi, e a inscrição tem o custo de 10 euros - menos para os sócios da Associação (7,50). O preço inclui t-shirt, seguro, saco e um íman do evento. No final, e para recuperar forças, vai haver caldo verde, pão com chouriço, uma bebida e um pastel de nata para cada participante.

Zoomarine de susto, Albufeira

De 16 de Outubro a 3 de Novembro, o Zoomarine vai-se decorar a rigor para a época e vai estar repleto de bruxas, zombies e monstros. Estas figuras vão fazer actuações pelo espaço e interagir com visitantes e alguns famosos convidados. José Raposo, Sara Barradas, Kapinha, Patrícia Candoso e Carlos Areia foram algumas das caras conhecidas que por lá passaram no último fim-de-semana. Se forem comprados online, os bilhetes ficam mais baratos: custam 18,90 euros para juniores e seniores (menos de dez e mais de 65 anos) e 26,10 euros para o bilhete normal.

Noite das Bruxas em Vilar de Perdizes, Montalegre

Vilar de Perdizes é um local incontornável quando se trata de cenários macabros. A aldeia que celebra todas as sextas-feiras 13 encara o Halloween como um dia especial, com direito a várias celebrações. A programação vai arrancar às 18h, com animação de rua e a abertura do atelier de caracterização, que pretende transformar os normais em seres horripilantes. O ponto alto da celebração está marcado para as 23h, com um cortejo de "embruxados", e para a 00h, com a realização da queimada (uma bebida feita pelo padre Fontes que será distribuída pela população). O evento é organizado pela Câmara Municipal de Montalegre e as iniciativas são gratuitas.

Foto
Paulo Pimenta

Caminhando em Noite de Halloween, Monsanto

Percorrer 11 quilómetros, à noite, no Parque Florestal de Monsanto, pode ser um verdadeiro desafio de Halloween. A Associação Caminhando propõe um percurso que atravessa vários trilhos e miradouros, onde será possível observar “belas perspectivas” sobre a cidade de Lisboa. A caminhada arranca às 20h, durará três horas e meia e a inscrição tem o preço de 6 euros por pessoa (inclui guia e seguros).

Run Party Halloween, Lisboa

Como alguns dos exemplos anteriores demonstram, neste Halloween não vão faltar iniciativas para os amantes de desporto. Lisboa não foge à regra. A Run Party Halloween está de volta para a quarta edição, no Estádio Universitário de Lisboa. E como quer incluir toda a gente - independentemente da condição física -, permite duas opções: uma de seis quilómetros para quem quiser correr e outra de três quilómetros para ir em ritmo de caminhada. Estão garantidos prémios para a melhor máscara, para a equipa mais numerosa e para os cinco primeiros participantes a terminarem a corrida. Os preços (que no máximo chegam aos 12 euros) diferem consoante a altura da inscrição, do tipo de percurso e se incluir t-shirt.

Game Over Escape Room, Lisboa

Situada na Rua de O Século, em Lisboa, a Game Over pode ser uma boa aposta para quem gosta de um programa assustador. O exit game permite escolher entre três salas de fuga (escape rooms), mas, tendo em conta a época, a sala alusiva ao filme Saw parece ser a mais indicada. Para a sala do célebre filme de terror, é obrigatório levar um grupo de no mínimo três pessoas e no máximo de sete. O bilhete varia entre os 20 euros (se forem três pessoas) e os 14,50 (se forem sete pessoas).

Foto
A sala de fuga alusiva ao filme Saw, na Game Over GAME OVER

Muzeum, Odivelas

Laura é uma criança traumatizada que pede aos visitantes para brincarem com ela. É desta forma que o Muzeum, na Escola Profissional Agrícola D. Dinis, na Pontinha, recebe quem o visita. É um museu alternativo, com uma sala de fuga, teatro imersivo e realidade aumentada e virtual. De 31 de Dezembro a 16 de Novembro, decorre uma campanha especial de Halloween com bilhetes a 20 euros. Depois disso, o preço sobe10 euros.

Noite de Bruxas, Penacova

Na noite de Halloween, o centro de Penacova vai ser invadido por figuras bizarras que vão contar três histórias macabras, verdadeiras e que aconteceram em Portugal. O início está marcado para as 20h30, com grupos de dez a 15 pessoas, que vão sair de meia em meia hora. O bilhete tem o preço de 2 euros por pessoa e a iniciativa é da Câmara Municipal de Penacova e do Teatro Molinum.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Sugerir correcção
Comentar