Base de dados com os empréstimos de cada português foi reformulada

Central de Responsabilidades de Crédito pode ser consultada pelo próprio cliente bancário ou pelas entidades que lhe vão conceder novos créditos.

Foto
Conhecer os empréstimos contraídos é importante antes de assumir novas respossabiliade. Rui Gaudencio

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), que é a base de dados que contém informação sobre todos os empréstimos concedidos pelas instituições financeiras em Portugal, foi reformulada. Para além do tipo de créditos e respectivos montantes, a CRC também revela a situação de cumprimento (ou incumprimento) dos empréstimos contraídos, e a consulta regular pode ser muito útil para quem pretende pedir mais empréstimos, ou é avalista/fiador.

De acordo com informação divulgada esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, responsável pela gestão da base de dados, para a qual os bancos são obrigados a reportar informação (a partir de créditos superiores a 50 euros), os particulares e as pessoas colectivas passam, a partir de agora, “a ter acesso a mapas mais detalhados sobre os créditos pelos quais são responsáveis, quer como devedores quer como avalistas/fiadores”. 

No caso dos clientes particulares, a reformulação permite o acesso a dois mapas. O de responsabilidades do crédito propriamente dito, com informação detalhada sobre todos os contratos de crédito de que o titular é devedor ou avalista/fiador, organizados em função da instituição que os reportou. E o mapa de responsabilidades de crédito agregadas, que resume as responsabilidades de crédito do titular na qualidade de devedor e na qualidade de avalista/ fiador (caso existam) para cada tipo de produto financeiro.

As alterações agora introduzidas são válidas para os mapas com informação relativa a Setembro de 2018 e a datas posteriores. Os mapas com data anterior poderão continuar a ser consultados no formato antigo.

A informação que consta do mapa de responsabilidades de crédito é da exclusiva responsabilidade das instituições que concedem os créditos. Deste modo, compete exclusivamente às instituições que concedem os créditos alterar ou rectificar a informação pela qual são responsáveis.

O principal objectivo da CRC é apoiar as instituições que concedem crédito na avaliação do risco dos seus clientes (pelo montante de crédito já assumido e eventuais situações de incumprimento) e das pessoas que lhes solicitam crédito. A informação transmitida às instituições não identifica as entidades que concederam os créditos.

As pessoas singulares e as pessoas colectivas (ou quem tenha poder para as representar) podem consultar os seus mapas de responsabilidades de crédito online, no site do Banco de Portugal, ou presencialmente, nos postos de atendimento do BdP em Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Viseu. Os pedidos de consulta também podem ser enviados por correio.

O supervisor disponibiliza uma informação sobre a forma de ler um mapa de responsabilidade de crédito.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários