Rui Vitória reclama melhor rácio na Champions

Treinador do Benfica puxa dos galões e responde com "factos e números" à queda no ranking provocada pela derrota em Amesterdão.

Foto
EPA/MIGUEL A. LOPES

A queda recente do Benfica no ranking europeu levou Rui Vitória a defender o registo pessoal nas provas europeias, antes da deslocação ao Jamor, para defrontar o Belenenses, no sábado (20h30), para a 8.ª jornada da I Liga.

Na sequência da derrota (1-0) com o Ajax, em Amesterdão, para a terceira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, o técnico dos “encarnados” recorreu a "números e factos" que explicam a queda do top-10 para o actual 21.º lugar na hierarquia de clubes da UEFA.

"Sabem quem é o treinador com mais vitórias em menos jogos da Champions? Sou eu. Jogámos com uma equipa difícil, que nos últimos nove jogos ganhou seis. O treinador com mais vitórias no rácio jogos/vitórias sou eu. Temos dois jogos em casa e um fora. Vamos trabalhar para ganhar, a fase de grupos está em aberto", afirmou.

Na conferência de imprensa realizada no Estádio da Luz, Rui Vitória desvalorizou também o impacto da derrota sofrida nos descontos com o conjunto holandês. Sem deixar de admitir a tristeza, o treinador assegurou que os jogadores têm maturidade e experiência para superar a situação.

"O jogo teve um impacto pontual. Passado algum tempo, houve uma preocupação muito grande dos jogadores de traduzir aquela injustiça no trabalho. Fizemos uma entrada fantástica, criámos muitos problemas ao Ajax e o próprio treinador da equipa adversária enalteceu o nosso valor. Agora, sabemos que vamos ter um jogo diferente", disse.

De seguida, o técnico do Benfica centrou as atenções no Belenenses para tecer elogios ao conjunto orientado por Silas, apesar da prestação no campeonato abaixo das expectativas e do 13.º lugar da classificação.

"Vai ser um jogo interessante. Do ponto de vista pontual, o Belenenses não começou como queria, mas tem bons princípios, tem a preocupação de jogar bem e gosta de impor a sua forma de jogar. Temos de ser perspicazes, mentalmente fortes e entender o que o adversário quer fazer", notou, embora tenha acentuado os "argumentos para ganhar" da sua equipa.

Confrontado com o facto de os "azuis" acolherem o encontro no Estádio do Jamor e não no Restelo, Rui Vitória não atribuiu importância à mudança de cenário, lembrando que o adversário já está a jogar no Jamor desde o início da temporada.

Por fim, o técnico dos "encarnados" comentou o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que destinou ao clube da Luz a recepção ao Arouca, que milita actualmente na II Liga. "O Arouca tem estado no principal campeonato e agora não está, mas é uma equipa que trabalha bem. Não é a minha preocupação fundamental agora, mas não há jogos fáceis. A Taça é sempre um motivo de ambição para as equipas", finalizou.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários