Cheias repentinas matam crianças na Jordânia

Alunos e professores em visita de estudo foram surpreendidos pela água.

Foto
As equipas de salvamento conseguiram resgatar 34 pessoas, mas há vítimas em estado grave Reuters/MUHAMMAD HAMED

Pelo menos 18 pessoas morreram esta quinta-feira devido a cheias repentinas numa zona termal junto ao Mar Morto, Zara Maeen, na Jordânia. A maioria das vítimas são criança e os seus professores que realizavam uma visita de estudo e estavam dentro de um autocarro levado pelas águas, informaram as equipas de socorro.

De acordo com uma testemunha citada pela agência Reuters, o autocarro escolar transportava um total de 37 crianças e sete professores.

O balanço mais recente dá conta do resgate de 34 pessoas, resultado de uma operação que envolveu centenas de soldados, membros da polícia e helicópteros, disse o chefe de polícia, Farid al Sharaa, à televisão estatal jordana. Alguns dos sobreviventes estão em estado grave.

Muitos familiares deslocaram-se até ao hospital Shounah para mais informações sobre os desaparecidos. À Reuters, um porta-voz da Defesa Civil admitiu que o número de mortos pode subir.

Devido ao desastre, o rei Abdullah cancelou uma viagem ao Bahrein. Israel enviou helicópteros de apoio para colaborar nas operações de salvamento.

No local permanecem equipas de resgate à procura de sobreviventes nas falésias perto da costa do Mar Morto onde foram encontrados os corpos.

Inundações repentinas: como acontecem?

A região enfrenta as primeiras tempestades de Inverno, com chuvas e ventos fortes que por vezes surgem sem aviso. As inundações repentinas são um fenómeno comum nesta época de chuvas fortes, que fazem com que o solo fique saturado, mesmo que a zona esteja aparentemente árida e seca. Estas cheias rápidas são mais comuns em zonas baixas e em terrenos com pouca capacidade de drenagem.

Em Abril, sete adolescentes israelitas morreram no sul da costa do Mar Morto, em Nahal Tzafit, Israel, numa inundação semelhante. 

Sugerir correcção
Comentar