Corticeira Amorim investe 5,5 milhões em propriedade florestal

Grupo corticeiro adquiriu empresa dona da Herdade da Baliza, com uma área total 2.866 hectares. É o primeiro investimento da Corticeira Amorim em propriedade florestal, salienta a companhia liderada por António Amorim

Fotogaleria
ADRIANO MIRANDA
Fotogaleria
António Rios Amorim, presidente da Corticeira Amorim ADRIANO MIRANDA
Fotogaleria
ADRIANO MIRANDA

A Corticeira Amorim comprou a totalidade da sociedade Cosabe -- Companhia Silvo-Agrícola da Beira por 5,5 milhões de euros, foi hoje comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Corticeira Amorim, através da sua participada Amorim Florestal, a sub-'holding' da unidade de negócios de matérias-primas, celebrou um acordo para a aquisição de 100% da sociedade Cosabe - Companhia Silvo-Agrícola da Beira, sediada em Lisboa, a qual tem como principal activo a Herdade da Baliza, situada na zona de Castelo Branco/Tejo Internacional, uma área total 2.866 hectares (Herdade da Baliza), pelo valor total de 5,5 milhões de euros", lê-se na informação remetida ao mercado.

“Estima-se que este investimento, o primeiro do grupo Corticeira Amorim em propriedade florestal”, explica a administração da companhia liderada por António Amorim, “possa ser um contributo valioso para a afirmação do montado como um investimento sustentável e rentável, agora também para a geração que o planta”.

A corticeira informou que a Amorim Florestal tem em curso um projecto de intervenção florestal que "visa assegurar a manutenção, preservação e valorização das florestas de sobro e, consequentemente, a produção contínua de cortiça de qualidade, desenvolvido em estreita parceria com os produtores florestais, instituições de investigação e entidades políticas locais".

No âmbito deste projecto, a Amorim Florestal pretende desenvolver na Herdade da Baliza uma plantação suberícola "em modo de produção intensiva e com fertirrega, aumentando a densidade de sobreiros por hectare e um crescimento mais rápido dos mesmos, reduzindo de forma significativa o tempo necessário para o início de exploração das árvores".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários