Maratona do Porto com impacto de 12 milhões de euros

Organização baseia estimativa na participação de sete mil estrangeiros.

Foto
NFACTOS/FERNANDO VELUDO

A 15.ª maratona do Porto, que se realiza a 4 de Novembro, terá um "impacto económico de 12 milhões de euros", estimou a organização da prova, baseando-se numa participação de "sete mil estrangeiros".

O evento foi apresentado esta terça-feira e deverá reunir perto de 16.000 participantes nas três distâncias previstas: a maratona, com 42,195 quilómetros, a Corrida dos Ossos Saudáveis, de 15 quilómetros, e a habitual caminhada de seis quilómetros destinada a "todas a classes etárias e sem fins competitivos".

O director da corrida, Jorge Teixeira, destacou que a prova já possui o grau bronze e ambiciona subir de nível, tendo como objectivo imediato a prata, o que passa por ter mais e melhores atletas.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, esta é uma "excelente maratona, que ombreia com as melhores do mundo" e que este ano integra ainda o campeonato nacional da distância.

Para aquele dirigente, a maratona do Porto "já tem praticamente as condições" para o grau ouro, o que a colocaria entre a elite mundial da distância.

Os participantes estrangeiros representam 41% do total, provenientes de 71 países e em média permanecem na cidade cinco dias, daí resultando, segundo estima Jorge Teixeira, um "impacto económico de 12 milhões de euros".

Com 970 inscritos, a França é o país estrangeiro mais representado no evento, seguindo-se a Espanha (535), a Itália (221), o Brasil (213) e a Alemanha (158).

O melhor tempo entre os atletas inscritos na 15.ª Maratona do Porto é do queniano Richard Limo, com 2h06m45s, 149.º melhor resultado de sempre, seguindo-se o etíope Abraham Girma, com mais três segundos, 157.º do ranking mundial.

Nos homens, a participação portuguesa será liderada por José Moreira (Sporting), Carlos Costa (CD S. Salvador do Campo), Mihail Lalev (Braga) e Paulo Gomes (Guilhovai), ao passo que nas mulheres o destaque vai para Filomena Costa (Jardim da Serra, da Madeira) e Carla Machado (Várzea, de Amarante).

A 15.ª Maratona do Porto começa e acaba no Queimódromo, passando por Matosinhos e por Vila Nova de Gaia, desenrolando-se em grande parte ao longo da marginal marítima e fluvial dos três municípios.

Sugerir correcção
Comentar