Luta antiga, nova ministra. Cordão humano exigiu ala pediátrica no São João

Mais de 400 pessoas manifestaram-se pela construção "urgente" da ala pediátrica do hospital do Porto. Um projecto com dez anos, muitas vezes adiado.

Fotogaleria
LUSA/ESTELA SILVA
Fotogaleria
LUSA/ESTELA SILVA
Fotogaleria
LUSA/ESTELA SILVA
Fotogaleria
LUSA/ESTELA SILVA
Fotogaleria
LUSA/ESTELA SILVA

Mais de 400 pessoas formaram este sábado um cordão humano no Hospital São João, no Porto, pela construção "urgente" da ala pediátrica daquela unidade.

O cordão foi feito em redor dos contentores onde funcionam provisoriamente os serviços e os participantes acenderam então, em simultâneo, as lanternas dos seus telemóveis.

O porta-voz da Associação Pediátrica Oncológica, entidade dinamizadora da iniciativa, sublinhou aos jornalistas que a nova ministra da Saúde, Marta Temido, "conhece o projecto de dentro e de fora e, portanto, é a pessoa indicada para o mandar executar rapidamente".

Isto porque, assinalou, Marta Temido foi, enquanto representante da Administração Central dos Sistemas de Saúde, subscritora de um memorando assinado em 1 de Junho de 2017, "em que considerava a nova ala pediátrica do Hospital São João uma coisa urgentíssimo".

Um dos participantes no cordão humano era Syder José, 60 anos, que comparou o que se passa com a ala pediátrica ao processo de transferência do Infarmed para o Porto. "É o Infarmed 2", ironizou.

"Vim cá por solidariedade", afirmou Ricardo Vale, de 38 anos, que se deslocou ao Porto de propósito, a partir de Famalicão, para esta iniciativa. Já José Almeida, 70 anos, carregou nas palavras: estava ali por "solidariedade com quem não tem culpa que haja energúmenos neste país".

Projecto com dez anos

Há dez anos que o hospital tem um projecto para construir uma nova ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.

Em Junho, o presidente do Centro Hospitalar do São João afirmou que o problema do centro ambulatório pediátrico, que inclui o hospital de dia da pediatria oncológica, ficou resolvido, mas, acrescentou, "continuam a faltar as instalações do internamento pediátrico".

Posteriormente, em 19 de Setembro, o Governo autorizou a administração do Centro Hospitalar Universitário de São João a lançar o concurso para a concepção e construção das novas instalações do Centro Pediátrico.

Já na última quinta-feira, oposição e maioria de esquerda na Assembleia da República trocaram acusações sobre as responsabilidades no atraso do início da construção, entre o actual Governo e os anteriores, nomeadamente o liderado por Passos Coelho (PSD/CDS-PP).

Um dia depois, o Parlamento aprovou um projecto de resolução do PCP a recomendar ao executivo socialista "que desbloqueie a construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João".

O documento dos comunistas obteve votos favoráveis de todas as bancadas à excepção da do PSD, que votou contra.

Por seu turno, uma resolução dos sociais-democratas para que o Governo adoptasse "todos os procedimentos e medidas necessárias para que se proceda à construção, no mais curto espaço de tempo possível", das novas instalações do centro pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João foi chumbada com votos contra de PS, BE, PCP e PEV e votos a favor de PSD, CDS-PP e PAN.

Sugerir correcção
Comentar