Missão Asinina: a causa deles zurra no planalto mirandês (e nesta exposição)

Cláudia Costa
Fotogaleria
Cláudia Costa

A Cláudia Costa atraía-a “a docilidade deles”. Pelos burros foi até Miranda do Douro, e por eles lá ficou. A primeira semana de voluntariado na Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), depois de ter ficado desempregada, transformou-se num mês, que se transformou numa proposta de emprego. Há quase oito anos que troca Lisboa pelo Nordeste Transmontano. Agora, já não pensa em voltar a viver na capital — e estas fotografias “ajudam a explicar o porquê”.  

São parte da exposição fotográfica Missão Asinina, pelo bem-estar de burros e pessoas, que pode ser vista na Biblioteca Pública de Vilamayor, em Salamanca, Espanha, até 23 de Novembro. Depois, o objectivo é que a exposição viaje por Portugal. Isto porque não são (só) “imagens de burros fofinhos”, explica a fotógrafa amadora que faz muito mais do que lhes tirar fotografias. São provas das várias frentes de trabalho da associação que, desde 2001, luta por impedir o desaparecimento de mais uma raça autóctone portuguesa, o burro de Miranda.

A AEPGA, sediada na aldeia de Atenor, no planalto mirandês, promove o bem-estar animal junto dos donos dos burros, através de “apoio veterinário itinerante e do resgate de animais negligenciados”. Cuida de 60 burros mirandeses (deverão existir menos de mil), implementou um programa de reprodução e desenvolve diversas actividades e projectos educativos vocacionados tanto para escolas como para o público em geral. “Trabalho duro”, dividido por três centros, resume. “Mas se não existíssemos não havia qualquer apoio para ajudar os cuidadores destes animais.”

Entre outras tarefas, Cláudia assumiu a pasta de fotografia da associação (depois de ter estudado na ARCO). Bebe inspiração “do quotidiano rural”, um quadro de relações entre “pessoas, paisagem e animais” que já transformou numa outra exposição. Deu-lhe o nome de Terra Fria, Alma QuenteEsta, protagonizada pelos animais “simpáticos, carinhosos, de olhar cativante” e pelas pessoas que se debatem por os valorizar, chama-se aquilo que é: missão.

Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa
Cláudia Costa