As 49 mesas portuguesas que tem que experimentar

Luís Segadães e Zé Luís Amaral, amigos de longa data, percorreram Portugal de lés-a lés-à procura de tudo o que vive à volta de uma mesa.

Foto
Zé Luís Amaral

“Pode soar a provocação”, atiram os autores. As Mesas que Ainda Ninguém Experimentou é mais um “desafio” — não apenas ao estômago. “É preciso um tratado com o estômago para experimentar 49 fartas mesas do melhor que a gastronomia, os vinhos, aceites e os roteiros associados têm para oferecer.”

“Curiosidade” e “espírito aventureiro”. Estes são os ingredientes deixados por Luís Segadães e Zé Luís Amaral, amigos de longa data que percorreram Portugal de lés-a lés-à procura de tudo o que vive à volta de uma mesa. Trouxeram uma conclusão (“que muito da mesa portuguesa é feita das suas gentes, das suas tradições, da forma como as suas vidas evoluíram através dos tempos”) e um guia que funciona como um ponto de partida para 49 mesas — as 49 pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas à Mesa — com detalhes sobre locais, pratos, pão, petiscos e azeites, com curiosidades sobre a forma como são servidos “e com o terroir dos vinhos provados em cada palavra”.

“Por muito que se passeie pelo país há sempre coisas novas a descobrir — mesmo para mim que ando a percorrer Portugal de lés-a-lés há bastante tempo”, escreve Luís Segadães. “Somos únicos”, aponta. “Que país”, resume Zé Luís Amaral. “Encontrei gente nova com caminho traçado, gente sabedora que nos ensina, gente de rugas, gente que constrói, aquela gente que nos molda de orgulho e que defendem e engrandecem a sua terra”, completa.

O que faz de cada mesa uma mesa imperdível? “Por vezes é o passeio que determina o repasto”, responde o livro. Ou vice-versa: “Outras vezes é a gastronomia que nos leva a descobrir locais maravilhosos.”

“A alegria que sinto nestas viagens e nesta busca quase incessante reflecte rigorosamente as alegrias de quem nos recebe, de quem nos guia, de quem nos conta mais uma história”, conta Luís Segadães, que à mesa procurou “harmonizar”, como numa receita, as suas experiências, a identidade cultural de cada região e o património histórico e natural.

O ponto de partida para este guia foi precisamente a lista de 49 mesas pré-finalistas. De uma votação pública posterior foram apuradas 14 finalistas e daí saíram as mesas vencedoras. A saber: mesa das Terras da Chanfana, da Bairrada ao Mondego, de Monção, das Lajes do Pico, de Vila Real, de Albufeira e de Mirandela.

O livro As Mesas que Ainda Ninguém Experimentou, à venda em exclusivo nas lojas CTT (e através do site ctt.pt), faz colecção com A Viagem que Ainda Ninguém Fez, sobre as 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal — Aldeias.

Foto

As Mesas que Ainda Ninguém Experimentou
RTP/7 Maravilhas à Mesa
19,90€

Sugerir correcção
Ler 1 comentários