Parlamento pede ao Governo que desbloqueie construção da nova ala pediátrica do São João

A associação dos pais de crianças com doença oncológica tratadas neste hospital do Porto organiza no sábado um cordão humano para afirmar a "urgência" das obras.

Foto
Há dez anos que o hospital tem um projecto para construir uma nova ala pediátrica NFACTOS / FERNANDO VELUDO

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira um projecto de resolução do PCP a recomendar ao executivo socialista "que desbloqueie a construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João", no Porto.

O documento dos comunistas obteve votos favoráveis de todas as bancadas à excepção da do PSD, que votou contra.

Por seu turno, uma resolução dos sociais-democratas para que o Governo adoptasse "todos os procedimentos e medidas necessárias para que se proceda à construção, no mais curto espaço de tempo possível, das novas instalações do centro pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João" (Porto) foi chumbada com votos contra de PS, BE, PCP e PEV e votos a favor de PSD, CDS-PP e PAN.

Na quinta-feira, no debate dos diplomas no plenário da Assembleia da República, oposição e maioria de esquerda trocaram acusações sobre as responsabilidades no atraso do início da construção, entre o actual Governo e os anteriores, nomeadamente o liderado por Passos Coelho (PSD/CDS-PP).

"São falsas as acusações do PSD de que o Governo [do PS] tem falta de vontade, como são falsas a de recorrer a expedientes para adiar o que já devia ter sido feito. Por mais que PSD queira ocultar realidade, que o Governo nada fez e bloqueia, a verdade é esta: em Janeiro de 2019, o Hospital de São João deverá estar em condições de lançar a obra", garantiu o socialista Fernando Jesus.

Pais fazem cordão humano

A associação dos pais de crianças com doença oncológica tratadas no Hospital de São João, no Porto, organiza no sábado um cordão humano para relembrar o poder político da "urgência" da construção da nova ala pediátrica.

"Não basta dizer que sim, que é boa ideia fazermos este cordão humano, as pessoas têm de aparecer, têm de ir para o terreno porque ficar em casa não resolve nada", disse esta sexta-feira à Lusa o porta-voz da Associação Pediátrica Oncológica (APOHSJ), Jorge Pires.

A "cada dia que passa" a saúde das crianças internadas é posta em causa, disse. Além disso, com a chegada do Inverno, as condições em que estão as crianças agravam-se, sendo-lhes "muito prejudicial".

Jorge Pires relembrou que há dinheiro e projecto, por isso, só falta avançar com as "tão necessárias" obras.

Sobre a substituição do ministro da Saúde, o porta-voz da associação disse "pecar por tardia", porque o ex-ministro, Adalberto Campos Fernandes, "prometeu muitas vezes e nunca cumpriu".

Um projecto com dez anos

O Governo autorizou no dia 19 de Setembro a administração do Centro Hospitalar Universitário de São João a lançar o concurso para a concepção e construção das novas instalações do Centro Pediátrico.

A autorização foi concedida através de despacho assinado pelos ministros das Finanças, Mário Centeno, e da Saúde, Adalberto Fernandes, publicado no Diário da República.

Há dez anos que o hospital tem um projecto para construir uma nova ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.

Em Junho, o presidente do Centro Hospitalar do S. João afirmou que o problema do centro ambulatório pediátrico, que inclui o hospital de dia da pediatria oncológica, ficou resolvido, mas "continuam a faltar as instalações do internamento pediátrico".

As bancadas de PSD, BE, CDS-PP e PCP pediram na quinta-feira, no parlamento, a aceleração da construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João, enquanto o deputado socialista Fernando Jesus assegurou que as obras arrancam em Janeiro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários