A Avó Veio Trabalhar na Dutch Design Week para mostrar “o que tão bem sabe fazer”

Projecto português vai marcar presença no evento que arranca no sábado, 20 de Outubro. As dez avós vão estar "a trabalhar nos bordados sobre fotografias".

Foto
DR

O projecto português A Avó Veio Trabalhar vai marcar presença na Semana Holandesa do Design, com dez avós a mostrarem "o que tão bem sabem fazer: bordar sobre fotografia". De acordo com a associação Fermente, responsável pelo projecto de "aprendizagem, partilha e empoderamento" dedicado aos seniores, será criada uma experiência imersiva de trabalho ao vivo, promovendo a interacção com os visitantes", durante a Dutch Design Week, que começa no sábado.

Quer isto dizer que dez avós que integram o projecto "estarão a trabalhar nos bordados sobre fotografias" e "os participantes estão convidados para aprender e criar com as avós". Além disso, "as colecções criadas pelas avós vão estar expostas e à venda".

O projecto A Avó Veio Trabalhar, da associação Fermenta, arrancou em 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, através do programa BIP/ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária/Zonas de Intervenção Prioritária). Em 2015, o projecto, que, "através do design e dos lavores domésticos, aumenta o poder de intervenção dos seniores na sociedade", passou a ter um espaço, na Rua do Poço dos Negros 124, onde se reúnem os avós e são vendidos os produtos que estes fabricam.

Mas o projecto extravasa as quatro paredes do espaço. As avós dão oficinas e já participaram em festivais (como o Bons Sons, em Cem Soldos, Tomar, e o ESTAU - Estarreja Arte Urbana, em Estarreja), entre outras actividades. Neste momento, o projecto integra mais de 70 pessoas com mais de 65 anos, de várias zonas de Lisboa.

A Semana Holandesa do Design realiza-se anualmente em Eindhoven, em Outubro. Este ano, decorre entre sábado e dia 28 de Outubro. Durante nove dias, serão apresentados "trabalho e ideias de mais de 2.600 designers a mais de 335 mil visitantes, da Holanda e do estrangeiro". "Em mais de cem locais espalhados pela cidade, a Dutch Design Week organiza e apoia exposições, palestras, cerimónias de entrega de prémios, eventos de networking, debates e festas", lê-se no site da iniciativa.

Sugerir correcção
Comentar