Ricardo Mariano
Foto
Ricardo Mariano

Quem Pode, Pod: Vidro Azul

Não sabes o que ouvir? Este é um dos podcasts que estamos a seguir. Esta semana, sugerimos um programa de rádio que é um caso sério (e raro) de longevidade e popularidade.

Nasceu na rádio, é um produto da paixão pela música e pela rádio, e é lá que faz sentido estar. A convicção é do autor, Ricardo Mariano, que fez do podcast a plataforma digital de distribuição de um dos programas semanais mais antigos (e conhecidos) da rádio portuguesa: o Vidro Azul.

A primeira emissão data de 14 de Outubro de 2002, ou seja, marcou há poucos dias os 16 anos de actividade regular. Contas feitas, são já largas centenas de programas dedicados à divulgação musical no espectro mais alternativo, sempre num registo calmo e instrospectivo, com o tom da voz característica do apresentador.

O Vidro Azul nasceu na Rádio Universidade de Coimbra (RUC). Em 2008 passou a estar também na Radar, e depois na Rádio Universitária do Minho (RUM) e na francesa EuradioNantes. Em 2016, quando começou a trabalhar na SBSR FM, Ricardo Mariano passou a fazer desta a base de trabalho — sem nunca deixar de transmitir nas outras estações, uma vez que o programa não tem regime de exclusividade.

Ao longo destes 16 anos, o Vidro Azul tornou-se num caso sério (e raro) de longevidade e popularidade. Pode ser da rádio, mas foi pela Internet que ganhou mundo.

Curioso? Ouve a emissão especial de aniversário.