Tendências e Mitos: Comunicar Segurança e Eficácia de Cosméticos

Grande parte das palavras usadas na comunicação de cosméticos tem sido utilizada para transmitir ao consumidor produtos seguros e eficazes.

Foto
Chelsea London Phillips/Unsplash

Rotulagens, folhetos informativos e materiais publicitários têm baseado a comunicação dos seus produtos normalmente através de:

  • a eficácia de determinados ingredientes (por exemplo: “contém ácido hialurónico preenchedor de rugas”);
  • a ética das empresas (por exemplo: “empresa x utiliza práticas sustentáveis”);
  • e tecnologias de formulação (por exemplo: “o uso de nanoformulações permite uma maior eficácia”).

Grande parte das palavras usadas na comunicação de cosméticos tem sido utilizada para transmitir ao consumidor produtos seguros e eficazes. A lista completa da composição do cosmético é obrigatória na rotulagem e é expressa utilizando a linguagem INCI (International Nomenclaure of Cosmetic Ingredients). No entanto, esta lista não é verdadeiramente percetível pela maioria dos consumidores.

Uma das estratégias utilizadas pela indústria cosmética para transmitir segurança aos consumidores tem sido a utilização de alegações “livres de....".  No entanto, estas menções transmitem exatamente o oposto, em vez de salvaguardar e promover a tomada de decisão devidamente informada e baseada em evidência científica honesta e verdadeira.

São exemplos destas alegações: “Sem parabenos”, “Sem silicones”, “Sem Sulfatos”, “Sem óleos minerais”, etc... À luz da ciência atual, estes ingredientes são seguros, dentro de determinadas restrições, pelo que a inclusão destas menções apenas confundem os consumidores.

Pois bem! Durante o próximo ano vai ser proibido comunicar este tipo de alegações. De modo a assegurar harmonização em todo o mercado único no que diz respeito à qualificação dos produtos cosméticos foi publicado um documento europeu que fornece orientações para a aplicação dos critérios comuns estabelecido pelo Regulamento (UE) n.º 655/2013 da Comissão para "a alegação livre de" entre outras.

Para terminar, gostaria de relembrar que frases como “não testado em animais” já estão proibidas na Europa desde 2013.

Foto
Foto
Sugerir correcção
Comentar