Chuva, trovoada e agitação marítima: assim vai o tempo

A previsão para esta quinta-feira aponta para períodos de chuva ou aguaceiros que se irão prolongar até ao meio da manhã no Norte e até ao meio da tarde (com trovoada) nas regiões Centro e Sul.

Foto
PAULO PIMENTA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região Norte a partir da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.

A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros, que na região Norte serão até ao início da manhã, e na região Centro até meio da tarde e possibilidade de ocorrência de trovoadas nas regiões Centro e Sul.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, de norte na faixa costeira ocidental e de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e a partir do final da tarde, por vezes rajadas até 50 quilómetros por hora.

O IPMA aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, mais acentuada no litoral Norte.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os nove graus Celsius (em Braga e na Guarda) e os 13 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 16 (na Guarda) e os 24 (em Santarém e Setúbal).

Seis barras fechadas e duas condicionadas

O IPMA dá conta de ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros na costa ocidental e ondas de sudoeste inferiores a 1 metro, na costa sul. Por causa disso, seis barras marítimas de Portugal continental continuam fechadas à navegação nesta quinta-feira e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Ericeira e São Martinho do Porto estão esta quinta-feira fechadas à navegação por causa da agitação marítima.

A barra de Vila do Conde está condicionada a embarcações de calado superior a dois metros e deve ser praticada apenas no período compreendido entre as duas antes e duas horas após a preia-mar.

A Marinha indica ainda que a barra de Aveiro está condicionada a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 15 metros, encontrando-se aberta à restante navegação.

Sugerir correcção
Comentar