Taliban matam candidato às eleições legislativas

A explosão da bomba posta pelos rebeldes no escritório do candidato feriu oito pessoas. As eleições estão marcadas para este sábado.

Foto
LUSA/WATAN YAR

Um candidato às eleições legislativas de sábado no Afeganistão morreu na quarta-feira com a explosão de uma bomba posta debaixo de uma cadeira no seu escritório. Os taliban já reivindicaram o ataque.

Abdul Jabar Qahraman morreu com a explosão, confirmou à Reuters um porta-voz do Governo de Helmand, uma província a Sul do país. "Estamos a investigar o acidente”, acrescentou o porta-voz que disse que oito pessoas ficaram feridas.

É o 10.º candidato afegão a morrer às mãos dos taliban nos últimos dois meses. Há ainda registo dois candidatos raptados e quatro feridos pelo grupo. A esses números, juntam-se os 22 mortos durante um comício na província de Takhar, na semana passada.

Já nesta quarta-feira, os taliban instaram professores e estudantes a não participarem nas eleições e a não permitirem que as escolas sejam usadas como locais de voto. Em comunicado, o grupo disse que não quer atacar civis, mas que se opõe às eleições deste sábado porque as vêem como “ilegítimas”, escreve o Washington Post.

Os taliban, grupo radical sunita que já dominaram o Afeganistão e pretendem impor um Estado assente numa interpretação rígida da lei islâmica (a sharia), estão em guerra com o Govenro de Cabul e a promover um boicote às eleições legislativas — por diversas vezes adiadas —, para combaterem o Governo afegão e o apoio dos países ocidentais a este. 

Sugerir correcção
Comentar