As idas ao veterinário não têm de ser traumáticas

Fazemos de tudo para que o nossos animais se sintam bem e felizes. Alimentamo-los, levamo-los a passear, brincamos com eles. Mas cuidar é também levá-los ao veterinário – e este é, para muitos, um momento de grande tensão.

Foto

Levar o seu animal de estimação ao veterinário é, também, um gesto de amor. É a forma mais de eficaz de assegurarmos o seu bem-estar e prolongarmos a sua qualidade de vida. Mas, quem tem companheiros de quatro patas sabe que uma simples ida ao veterinário pode transformar-se numa tarefa bem mais difícil do que imaginaria. Basta aproximar-se da clínica veterinária para que o cão comece a fazer força no sentido contrário ou tente soltar-se da trela. Quando se trata de um gato, a aventura passa por convencê-lo a entrar na caixa de transporte. Alguns ficam tão assustados que podem até chegar a ser agressivos.

Aumentar a frequência das visitas ao veterinário ajuda a evitar que o seu pet  associe automaticamente o veterinário à dor. Mas há mais alguns truques que podem facilitar a sua vida e, sobretudo, a vida dos patudos durante as idas ao veterinário. Até porque, quando se trata da saúde dos nossos amigos de quatro patas, prevenir é sempre o melhor remédio.

Prepare a ida

Enquanto, para um cão a trela pode ser sinónimo de passeio, para um gato a caixa transportadora é quase sempre um verdadeiro pesadelo. Para que não seja um suplício metê-lo na caixa para levá-lo à consulta do veterinário, o melhor é que este esteja familiarizado. Para isso, nada melhor que deixar a caixa aberta e num sítio onde o gato a possa usar como refúgio. Utilizar mantas e brinquedos a que o seu felino esteja habituado, ou mesmo feromonas em aerossol, vai ajudar a tranquilizá-lo.

Foto
D.R.

Durante a viagem de casa para o consultório, cubra a caixa com uma manta para que o gato não veja o exterior e assim diminuir a tensão. Se fizer a viagem de carro, feche as janelas para diminuir o barulho e certifique-se que a caixa transportadora está presa com o cinto de segurança para evitar acidentes. Evite, também, travagens bruscas ou demasiadas oscilações que poderão provocar uma maior instabilidade.

 

Transmita confiança

Lembre-se que o consultório é um ambiente estranho para o animal, por isso é natural que se sinta inseguro e altere o seu comportamento como mecanismo de defesa. No caso dos gatos, evite deixar a caixa transportadora no chão, protegendo-a sempre com uma manta, e não tire o gato da caixa transportadora até que o veterinário lhe diga. Durante a consulta, mostre-se sempre calmo e mime o seu animal, para que este se sinta protegido. 

Foto
D.R.

 

Jogue pelo seguro

Quando se trata dos nossos pets, prevenir ainda é a melhor estratégia. Com o seguro NET ANIMAIS DOMÉSTICOS da MAPFRE Seguros a consulta num veterinário da rede de prestadores, em horário normal, custa no máximo 12,50€. E esta é apenas uma, entre as muitas vantagens, deste seguro. Além de descontos nas vacinas, pode também contar com a redução até 50% em despesas em vários produtos, serviços de higiene ou de pet sitting. Se comprar este seguro até ao dia 15 de Novembro pode ainda aproveitar a oferta da 12ª mensalidade.

Advertisement