Dispositivo de combate a incêndios reforçado até ao final de Outubro

Decisão foi motivada pelas previsões meteorológicas para a segunda quinzena de Outubro.

Foto
Reforço ultrapassa os mil operacionais, entre bombeiros e militares RODRIGO ANTUNES/LUSA

O Ministério da Administração Interna decidiu nesta sexta-feira reforçar até ao final de Outubro o dispositivo de combate a incêndios rurais com mais 624 bombeiros e 500 militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.

"Face às previsões meteorológicas para a segunda quinzena de Outubro, disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o Ministério da Administração Interna (MAI) decidiu reforçar, até ao final do mês de Outubro, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais", refere um comunicado do ministério tutelado por Eduardo Cabrita.

Os meios aéreos vão manter-se os já previstos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para esta altura do ano, designadamente 10 helicópteros ligeiros, três helicópteros ligeiros, seis aviões anfíbios médios e três helicópteros pesados.

O MAI refere que foi também decidido o incremento das acções de vigilância e fiscalização por parte da GNR e da PSP nas suas áreas de competência e o reforço da vigilância móvel terrestre, com base no empenhamento de patrulhas das Forças Armadas, sobretudo nas áreas mais sensíveis e vulneráveis.

No âmbito da Rede Nacional de Postos de Vigia, mantêm-se em funcionamento até ao dia 6 de Novembro os postos da rede primária, num total de 72.

O MAI indica ainda que este reforço do dispositivo é concretizado de acordo com a flexibilidade operacional prevista na directiva operacional que estabelece o DECIR.

Sugerir correcção
Comentar