Queres beber boa cerveja? #ProtectWater

A máxima "Save water, drink beer" ("Poupa água, bebe cerveja"), popularizada na Internet, não passa de uma falácia. A World Wildlife Fund (WWF) lançou um vídeo para explicar que não existe cerveja sem água. Ou melhor, não existe uma boa cerveja sem boa água.

“Cerveja seca, suja ou de luxo — é nisto que a tua cerveja se vai tornar.” Este é o mote da campanha #ProtectWater, lançada em mais 20 países europeus: se não protegermos a nossa água, beber boa cerveja vai ser um luxo. O objectivo é alertar para a importância de manter a Lei da Água (Diretiva-Quadro da Água), da União Europeia, que está em processo de avaliação. A lei em causa pretende garantir a protecção de todas as fontes de água na Europa, como rios, ribeiros, lagos e águas subterrâneas.

Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela Associação Natureza Portugal (ANP), que em comunicado salienta que "60% das águas em Portugal e na União Europeia não são saudáveis", devido à construção de "barragens, de outras infraestruturas destrutivas e da agricultura insustentável”. A ANP pretende apelar à participação na consulta pública da Comissão Europeia sobre o assunto, aberta até 4 de Março de 2019.