A chuva vem aí para enterrar o Verão

Ainda assim, 23 concelhos de sete distritos estão em risco máximo de incêndios.

Foto
Paulo Pimenta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira, nas regiões do Norte e Centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo até meio da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas regiões do interior durante a tarde.

A previsão aponta também para períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral no final do dia e vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do final da manhã.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima no litoral.

Na região Sul prevê-se céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no interior.

A partir do final da tarde, o céu tornar-se-á geralmente muito nublado no Baixo Alentejo e Algarve com ocorrência de aguaceiros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte nas terras altas no final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima no litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os sete graus Celsius (em Bragança) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 18 (na Guarda) e os 27 (em Santarém).

Para quinta-feira, está prevista uma pequena subida da temperatura mínima e uma descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

O IPMA prevê períodos de chuva, que passarão a aguaceiros fracos, vento moderado a forte no litoral e terras até ao final da manhã, e céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.

Os períodos de chuva serão por vezes fortes no Minho e Douro Litoral, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir da manhã.

Vinte e três concelhos de sete distritos em risco máximo

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar