A língua portuguesa em nós

A exposição itinerante que agora se apresenta no MAAT celebra a nossa herança comum.

Fiel ao espírito de valorização e internacionalização da lusofonia, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil apresenta no MAAT – Central Tejo, desde 6 de outubro, a exposição itinerante A Língua Portuguesa em Nós. A mostra traz ao público de Lisboa parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo – o primeiro do mundo exclusivamente dedicado a um idioma. A exposição já percorreu Cabo Verde, Angola e Moçambique, sempre buscando ressaltar, em sua passagem, os laços culturais que nos unem.

A exibição propõe ao público a um passeio pela história e presença da língua portuguesa no mundo, por meio de painéis expositivos e recursos audiovisuais que integram o acervo do Museu da Língua Portuguesa. Da mesma forma, convida os visitantes a contribuir para o aprimoramento do museu, por meio da gravação, em espaços interativos, de depoimentos que serão incorporados ao seu acervo.

A Língua Portuguesa em Nós celebra nossa herança comum. É simbólico que a mostra seja acolhida, em Portugal, em um sítio histórico à beira do Tejo, de onde a semente da língua portuguesa se espalhou pelo mundo, para ser ouvida da Amazônia brasileira às Índias Orientais, do Minho ao Timor-Leste. Após sua exibição em Lisboa, a mostra permanecerá em Portugal, na Cidade Literária de Óbidos, nos próximos três anos.

Nosso idioma é o ingrediente que nos distingue como integrantes de uma mesma comunidade cultural. É o principal veículo pelo qual expressamos nossos valores, tradições e visões de mundo. É o laço que une todos os seus 260 milhões de falantes nativos, espalhados por nove países em quatro continentes, aos quais se somam os milhões de indivíduos da diáspora lusófona e os que aprendem a língua portuguesa como idioma estrangeiro. O idioma comum não anula nossas especificidades; ao contrário, permite que se realcem nossas identidades por meio dos falares de cores e sabores locais, atestando o pluralismo e a diversidade que caracteriza o mundo lusófono.

A Língua Portuguesa em Nós é realizada em parceria com o governo do estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), e conta com o patrocínio da EDP e o apoio do Instituto Camões. Representa um pioneiro esforço conjunto para a promoção de nosso idioma, colaborando para a projeção internacional de Brasil, Portugal e dos demais países lusófonos que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A nossa língua comum torna-se também, cada vez mais, instrumento de projeção de nossos valores compartilhados, na construção de uma ordem internacional baseada no direito e ancorada na convivência pacífica entre distintas nações e povos. Queremos que essa exposição seja sobretudo uma homenagem à língua portuguesa como instrumento de difusão dessa visão tolerante, respeitosa da diferença e da diversidade, que promove o diálogo e o entendimento como veículos para avançar na busca de um mundo mais justo e próspero para todos.

Sugerir correcção
Comentar