Património artístico italiano contemporâneo em foco em Lisboa

Primeira Semana do Contemporâneo – Italian Contemporary Art decorre entre o Centro Cultural de Belém e o Instituto Italiano de Cultura a partir desta segunda-feira. Tem exposições, debates e conferências.

Foto
Obra da exposição Forma Mentis, de Paola Pezzi DR

O património artístico italiano contemporâneo vai estar em foco entre esta segunda-feira e sábado através de debates, conferências, exposições e outras actividades no Centro Cultural de Belém (CCB) e no Instituto Italiano de Cultura (IIC), em Lisboa. Trata-se da Primeira Semana do Contemporâneo  Italian Contemporary Art, organizada pelo IIC de Lisboa, sob a égide da Embaixada de Itália em Portugal.

Promovido pela rede diplomática italiana, o evento acontece em simultâneo em vários países, e explora as diferentes linguagens artísticas, da pintura à escultura, do vídeo às instalações, da fotografia ao design.

O programa da Primeira Semana do Contemporâneo decorre no CCB e no IIC, e inclui várias iniciativas, nomeadamente a exposição Forma Mentis, que estará patente até 30 de Novembro.

A aula aberta Sironi  novecento e a monumentalidade na arte entre as duas guerras, pela professora Elisabetta Maino, especialista em História da Arte Italiana e Arquitectura, decorrerá na terça-feira, às 11h00, no IIC.

Na quarta, às 19h30, na ex-Capela do IIC Lisboa, é inaugurada a exposição Forma Mentis, da artista Paola Pezzi, cujas obras se caracterizam por uma forte componente manual. A artista estreou-se no final da década de 1980 com esculturas trabalhadas com modalidades pictóricas, materiais contemporâneos (poliuretano, espuma, telas), e lançou-se na pintura no final dos anos 1990. Em 2000, passou a realizar esculturas, assemblages criadas com um mostruário de objectos retirados da realidade (cortiça, madeira, feltro), usando o material pictórico (lápis de cor, lápis de cera, carvão, borracha, paletes de pintar), e materiais da vida quotidiana (palhinhas, palitos, franjas, cotonetes, fósforos, canelas de costura).

Também a 10 de Outubro, às 18h30, o IIC Lisboa acolhe a conferência O passado perante o presente as experimentações do contemporâneo nos museus da região Campania, pela directora do Polo Museale della Campania, Anna Imponente. Este pólo agrega 28 entidades culturais diferentes, entre museus, sítios arqueológicos, cartuxas e residências históricas, os quais Anna Imponente tem incentivado a que se assumam também como lugares de excelência para a difusão da arte contemporânea italiana, indica a organização do evento.

Em Portugal, a Primeira Semana do Contemporâneo  Italian  Contemporary  Art, foi antecipada com a inauguração, a 14 de Setembro, da exposição Flores do Mar, da artista Bruna Esposito, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde pode ser visitada até 25 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar