Shehbaz Sharif, líder da oposição no Paquistão, detido por suspeita de corrupção

O líder da Liga Muçulmana nega as acusações e diz que se trata de um caso com motivações políticas - dentro de nove dias há eleições para preencher 11 lugares vagos no parlamento onde Imran Khan tem escassa maioria.

Foto
Shehbaz Sharif Akhtar Soomro/Reuters

O líder da oposição do Paquistão, Shehbaz Sharif, foi detido nesta sexta-feira - nove dias antes de umas eleições intercalares - na sequência de uma investigação sobre corrupção.  

Shehbaz Sharif é irmão do primeiro-ministro Nawaz Sharif, destituído pelo Supremo Tribunal do país e condenado este ano a dez anos de prisão por corrupção (recorreu e foi entretanto libertado enquanto espera o resultado).

A prisão, em Lahore, está relacionada com um caso de corrupção num esquema de construção de habitações de baixo custo quando Shehbaz Sharif chefiava o governo da província do Punjab.

Segundo a agência nacional anti-corrupção, Shehbaz Sharif irá sábado a tribunal ouvir as acusações.

Nawaz Sharif tem denunciado os casos que o envolvem e à sua família como actos politicamente motivados e, que ele quer o irmão negam as acusações.

O primeiro-ministro destituído foi preso dez dias antes das eleições legislativas de 25 de Julho que deram a vitória ao antigo jogador de cricket Imran Khan. A Liga Muçulmana dos irmãos Sharif ficou em segundo lugar - e considerou que as eleições foram fraudulentas.  

As eleições intercalares de 14 de Outubro vão preencher 11 lugares no parlamento nacional e os parlamentos de 19 províncias. Os lugares no parlamento nacional ficaram vagos devido a ordens judiciais que ditaram o adiamento da votação devido à impossibilidade de os candidatos fazerem campanha.  

São eleições consideradas cruciais porque Khan o governo de coligação de Khan tem uma curta margem no parlamento, se bem que os ciclos eleitorais em aberto são considerados feudos do seu partido Pakistan Tehreek-e-Insaf (Movimento pela Justiça).

Porém, a Liga pode recuperar o Punjab.

Sugerir correcção
Comentar