Belenenses conquista a Supertaça de râguebi

Duas semanas após sagrarem-se campeões nacionais, os “azuis” venceram o troféu após bateram a Académica, por 30-20.

Fotogaleria
LUSA/CARLOS BARROSO
Fotogaleria
LUSA/CARLOS BARROSO
Fotogaleria
LUSA/CARLOS BARROSO
Fotogaleria
LUSA/CARLOS BARROSO

O Belenenses conquistou nesta sexta-feira, nas Caldas da Rainha, a Supertaça de râguebi após derrotar a Académica, por 30-13. A formação do Restelo, que há duas semanas tinha assegurado pela sétima vez o título nacional, foi superior aos “pretos” e contou com a inspiração dos irmãos Marta, autores de 25 dos 30 pontos dos “azuis”, para vencer pela quarta vez o troféu.

Após um final de época 2017-18 muito conturbado, originado pelas agressões entre adeptos e jogadores durante a partida entre Agronomia e GD Direito da meia-final do campeonato nacional, o que deu origem a um imbróglio jurídico que levaria em Julho ao pedido de demissão de Luís Cassiano Neves do cargo de presidente da Federação Portuguesa de Rugby, o ritmo das competições nacionais retomou a sua normalidade e foi aproveitado pelo Belenenses que, num ápice, conquistou dois títulos.

A Académica, que tinha vencido a Taça de Portugal, até entrou melhor no jogo e colocou-se em vantagem, por 3-0, com uma penalidade do abertura australiano Adam Danckert, mas quase de imediato Manuel Marta começou a destacar-se. O jovem defesa português empatou a partida aos 19’ e, quatro minutos depois, fez o primeiro ensaio do encontro, colocando os “azuis” a venceram por 10-3. Danckert ainda reduziu para 10-6, mas em cima do intervalo Marta voltou a fixar a vantagem dos campeões nacionais em sete pontos: 13-6.

Na segunda parte, apesar de estar a jogar contra o vento, o Belenenses acabou por cimentar o seu domínio. Aos 46’, após conquistarem uma formação-ordenada favorável à Académica a cinco metros da linha de ensaio dos “pretos”, os “azuis” conseguiram chegar ao segundo ensaio, pelo terceira-linha Tomás Sequeira (20-6).

A Académica ainda reagiu e conseguiu o seu primeiro toque de meta aos 52’, após o chileno Lucas Bordigoni finalizar um bom “maul” dos conimbricenses, mas uma dezena de minutos depois, o internacional sub-20 português Rodrigo Marta fez o terceiro ensaio da equipa do Restelo (30-13).

Com o jogo resolvido, os “pretos” não deixaram de lutar e na “bola de jogo” da partida, conseguiram o segundo ensaio, fixando o resultado final em 30-20.

Sugerir correcção
Comentar