Deputados visitam exposição de Mapplethorpe em Serralves e marcam audições para 16 de Outubro

A comissão parlamentar de Cultura, que se deslocou esta quinta-feira a Serralves para ver a exposição de fotografias de Robert Mapplethorpe, agendou para o próximo dia 16 as audições ao ex-director João Ribas e à administração da fundação, que acompanhou esta visita vedada à imprensa.

Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

A comissão parlamentar de Cultura agendou para o próximo dia 16 de Outubro a audição do conselho de administração de Serralves e do ex-director do Museu de Arte Contemporânea, João Ribas, confirmou ontem a sua presidente, a deputada socialista Edite Estrela, no final de uma visita à exposição Robert Mapplethorpe: Pictures. 

Edite Estrela explicou aos jornalistas, antes da visita à exposição, que os deputados preferiam fazê-la sem a imprensa, tendo os parlamentares sido acompanhados pela administração de Serralves, que compareceu em peso para os receber.

No final da visita, que durou cerca de uma hora, a deputada voltou a falar com a imprensa, tendo então esclarecido que esta iniciativa da comissão não se ficara a dever ao convite enviado pela Fundação de Serralves, mas à aprovação de dois requerimentos: um do PS e outro do CDS. O primeiro, além de solicitar a audição da administração e de João Ribas (recorde-se que o ex-director se demitiu alegando intromissões da administração na montagem da exposição de Mapplethorpe), propunha ainda que a comissão visitasse a exposição que estava na origem da polémica, e o segundo, do CDS, requeria que essa visita fosse feita antes da audição, e não depois, como pretendia o BE, que por isso mesmo não participou nesta deslocação ao Porto. 

“Houve um convite da administração [de Serralves]”, reconheceu Edite Estrela, “mas isso é uma coincidência”. Numa carta enviada em nome da administração, datada de 24 de Setembro, a presidente da Fundação de Serralves convidava os deputados a visitar a exposição e disponibilizava-se para prestar esclarecimentos. “Face à situação desagradável que nos últimos dias tem sido noticiada nos diversos media relacionada com esta exposição, e com o objectivo de melhor poder esclarecer qualquer dúvida que as notícias possam suscitar (…)”, escreve Ana Pinho a justificar o convite endereçado à comissão parlamentar de Cultura.

Comentando o facto de os deputados terem sido acompanhados na sua visita à exposição de Mapplethorpe por todo o conselho de administração de Serralves, uma das partes na polémica que a comissão pretende aclarar, Edite Estrela constatou: “São os donos da casa”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários