Vai ser possível subir os Alpes no terraço de um teleférico

O teleférico com terraço ao ar livre mais alto do mundo vai subir a quase 3500 metros de altitude.

Fotogaleria
S CANDE/STGM
Fotogaleria
STGM
Fotogaleria
S CANDE/STGM

As novas cabines do teleférico de Grande Motte, em França, têm um terraço no topo com capacidade para 20 pessoas. Em cinco minutos, percorre-se cerca de dois quilómetros, quase 500 metros na vertical, terminando a mais de 3400 metros de altitude. Lá de cima, com os cabelos ao vento, alongam-se panorâmicas desimpedidas sobre o glaciar, o parque nacional de Vanoise e as montanhas alpinas, com o cume de Mont Blanc lá ao fundo.

A mais recente atracção de Tignes, estância de esqui localizada na região de Saboia, França, faz do novo teleférico o mais alto do mundo com um terraço ao ar livre. Foi apresentado oficialmente no final de Setembro mas, devido às condições meteorológicas, a zona do terraço ficará encerrada ao público durante o Inverno. As cabines, com espaço para cerca de 100 pessoas no interior, vão manter-se em funcionamento até 1 de Maio de 2019, retomando a circulação em meados de Junho. A abertura da área de terraço das duas cabines está prevista para a Primavera, mas não foi anunciada uma data concreta.

A abertura do novo teleférico, que vem substituir o antigo equipamento, de 1975, faz parte de um projecto de desenvolvimento para a região chamado Experiências em Altitude, no valor de 17 milhões de euros. Até 2020, o projecto deverá ficar completo com a abertura de uma nova estação à chegada do funicular (que liga a vila de Val Claret ao glaciar de Grande Motte, de onde parte depois o teleférico), o Voo do Abutre-Barbudo (uma plataforma suspensa ao lado do restaurante Panorâmico) e o Deck de Observação do Ibex Alpino (um passadiço curvo sobre o glaciar, com 15 metros de comprimento).

O objectivo, conta o Telegraph, é sensibilizar os visitantes para a natureza envolvente: um ecossistema frágil que “precisa de ser protegido”. Também vão ser colocados painéis informativos, que indicarão as zonas mais preocupantes e que desafios enfrentam devido às alterações climáticas.

Sugerir correcção
Comentar