Sismo de 3,9 graus Richter registado perto de Sines

Sismo registado às 6h58 foi precedido por um abalo mais fraco, seis minutos antes.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Dois sismos de magnitude 3,9 e 3,3 na escala de Richter foram registados na manhã desta segunda-feira nas estações sísmicas do continente a cerca de 55 quilómetros de Sines, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o primeiro sismo, com magnitude 3,9 na escala de Richter, foi registado às 6h52 com epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines, distrito de Setúbal.

O segundo sismo, de 3,3 na escala de Richter, foi registado às 6h58 e também teve epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines.

Em comunicado, o IPMA começou por indicar que não tinha recebido "nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido", mas acabou por informar que o sismo foi sentido sobretudo em Odemira e Odeceixe, "e com menor intensidade em algumas localidades dos distritos de Lisboa e Setúbal" — não havendo, no entanto, registo de danos pessoais ou materiais. Também o site do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, que agrega informação dos vários serviços sismológicos europeus, regista testemunhos de pessoas que sentiram o abalo na região da Grande Lisboa, nomeadamente em Sintra e Cascais.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Sugerir correcção
Comentar