Costa e Sánchez juntos em Lanzarote

Os dois primeiro-ministros juntam-se nas Canárias para assinalar os 20 anos do Prémio Nobel de José Saramago

José Saramago morreu em 2010
Fotogaleria
José Saramago morreu em 2010 Nuno Ferreira Santos
Prémio Nobel foi entregue em 1998
Fotogaleria
Prémio Nobel foi entregue em 1998 © Peter Mueller / Reuters

É para trazer à memória o dia 8 de Outubro de 1998, quando José Saramago foi seleccionado pela academia sueca para receber o Prémio Nobel da Literatura, que António Costa vai a Lanzarote, na próxima segunda-feira, dia 8, na companhia da viúva do escritor, Pilar del Río. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também se juntará à cerimónia.

Sánchez decidiu rumar a Lanzarote quando soube que o seu homólogo português estaria na visita à casa onde viveu a Saramago, para a qual foi convidada a família do escritor, nomeadamente a filha Violante. Os dois políticos terão tempo para conversar sobre a próxima cimeira bilateral a realizar em breve, em local a definir.

Além da cerimónia nas Canárias, António Costa também participa, no dia seguinte, a 9 de Outubro, numa festa popular, que inclui música e leitura de poemas, na terra Natal de José Saramago: Azinhaga do Ribatejo. O Expresso revelou este sábado que na ocasião será inaugurada uma estátua do escritor que morreu em 2010. A seguir, o primeiro-ministro ainda se juntará a outra homenagem na Casa dos Bicos, em Lisboa, onde funciona a fundação com o nome do escritor português presidida por Pilar del Río.

Sem António Costa, está marcado para Coimbra o Congresso Internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel” que se realiza entre os dias 8 a 10 de Outubro, no Convento de São Francisco. No último dia de trabalhos, após o encerramento do congresso por Pilar del Río, será representada uma adaptação dramatúrgica de O Ano da Morte de Ricardo Reis.

Ao longo dos três dias de conclave, serão entregues os prémios do concurso de ensaios destinado a estudantes do secundário que tenham escrito sobre José Saramago.

Sugerir correcção
Comentar