Paulo Isabel é o novo director da PJ Militar

Luís Vieira, o anterior director da PJM, está em prisão preventiva pelo seu envolvimento no caso de Tancos.

Foto
O antigo director PJ Militar confessou a encenação da "descoberta" das armas roubadas em Tancos mas invocou interesse nacional Rui Gaudêncio

O capitão-de-mar-e-guerra Paulo Manuel José Isabel é novo director-geral da Polícia Judiciária Militar (PJM), segundo foi anunciado esta segunda-feira pelo gabinete do ministro da Defesa Nacional. A decisão de nomear Paulo Isabel foi tomada pelo ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.

O comunicado enviado às redacções refere que Paulo Isabel, de 54 anos, ingressou em 1982 na Escola Naval, onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares Navais. Nos últimos anos desempenhou funções na Polícia Marítima. Actualmente, refere a mesma nota, coordenava a área de ensino de comportamento humano e administração de recursos no Instituto Universitário Militar.

Na sexta-feira passada, o anterior director da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, ficou em prisão preventiva na sequência da investigação ao furto de material militar de Tancos. O ex-chefe da PJM foi detido na passada terça-feira no âmbito da Operação Húbris e, desde então, como estipula a lei orgânica da instituição, foi transitoriamente substituído devido ao impedimento por um titular do cargo de direcção intermédia do 1º grau. Um responsável que, apurou o PÚBLICO, mantém-se em funções no organigrama da PJM.

O capitão-de-mar-e-guerra Paulo Manuel José Isabel foi Comandante da Zona Marítima do Sul, esteve à frente da Polícia Marítima de Faro, dirigiu a Polícia Marítíma do Centro e a Polícia Marítima de Lisboa. Nestas funções, destaca o seu curriculum, "colaborou com as demais forças policiais de segurança", tendo participado nas equipas mistas de prevenção criminal nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro.

A decisão de substituir o coronel Luís Vieira foi tomada no mesmo dia, na passada sexta-feira, em que o militar era interrogado pela Justiça. Foi então que o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, comunicou esta sua decisão política ao Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. 

Segundo noticiou a TSF, Marques Alexandre, director da unidade de investigação criminal da PJM, demitiu-se esta segunda-feira, devido à nomeação de Paulo Isabel. Em causa, segundo a estação, o facto de Marques Alexandre não aceitar ficar sob o comando de um director-geral de menor antiguidade. Apesar de ambos terem a mesma patente, equivalente à de coronel, o novo responsável da PJM tem menos três anos de serviço que o até agora director da unidade de investigação criminal.

Paulo Isabel vai tomar posse do cargo nesta terça-feira de manhã, às 10h, no Ministério da Defesa.

Esta quinta e sexta-feira, Azeredo Lopes participa na reunião ministerial da NATO, em Bruxelas.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários