A caminho do meio milhão de utilizadores. Conheça a(s) receita(s) da empresa portuguesa que já ultrapassou fronteiras

Estar onde o cliente está. Interagir no momento certo. Ser assertivo sem ser intrusivo. Estas são apenas algumas receitas para o sucesso da E-goi, a empresa que já explodiu além fronteiras

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Imagine o cenário. O cliente acedeu ao seu site. Consultou vários menus, clicou num item, fez uma leitura intensiva de todas as características associadas ao produto e, por fim, adicionou-o ao carrinho. O processo está quase concluído, mas… passou mais de 1 minuto e o cliente não finalizou a compra. O que é que aconteceu? Na verdade, este cenário é mais comum do que imagina: sabia que 69% dos compradores online deixam o carrinho abandonado?

À primeira vista, parece tratar-se de mais um negócio que foi por água abaixo, mas nem tudo está perdido. E se o seu Departamento de Vendas fosse notificado automaticamente cada vez que um cliente está próximo de finalizar a compra? Era bom, não era?

A boa notícia é que tudo isto – e muito mais - é possível no E-goi, a plataforma multicanal portuguesa de marketing automation que lhe permite chegar a todos os seus clientes e reforçar os laços, através de múltiplas ferramentas de marketing.

Além de incluir a opção de tracking de e-commerce que permite recuperação de carrinhos abandonados, o E-goi possibilita ainda a geração de leads (através de formulários ou landing pages), integração de canais de comunicação (e-mail marketing, SMS marketing, push mobile, web push, etc..) com automação (lead nurturing, lead scoring…) e acompanhamento de leads e comunicação em tempo real. Muito especializado no canal do retalho, disponibiliza também soluções integradas de detecção de comportamento em loja física e soluções completas de Loyalty Automation, que lhe permitem desenvolver uma relação de fidelidade com os clientes.

Se tem uma pequena empresa, nesta fase, já deverá estar a perguntar-se: “Será que esta plataforma serve para a minha empresa?”. A resposta é sim. O E-goi é a solução de marketing ideal para qualquer empresa, agência, instituição ou produtor de software. “Apesar de concebida para médias e grandes empresas, como o Continente, Pingo Doce, Galp Energia, Millenium BCP que já constam na nossa carteira de clientes, entre outros, orgulhamo-nos de ter mais de 350 000 utilizadores em todo o mundo, desde o micro-blogger até à multinacional gigante. A nossa tecnologia já foi até utilizada em eventos de carácter mundial, como aconteceu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, explica Miguel Gonçalves, CEO do E-goi.

Mas afinal, o que é que o E-goi tem?

De Matosinhos para o Mundo, esta martech com uma década de vida tem centenas de milhares de utilizadores diários e envia, todos os dias, dezenas de milhões de mensagens. Qual é o segredo? “Alguns dos principais motivos apontados ao nosso sucesso pelos nossos clientes é a qualidade, variedade e flexibilidade de soluções tecnológicas para o marketing e comunicação a par da formação e suporte personalizado em 5 idiomas (incluindo português)”, avança Miguel Gonçalves.

Os números falam por si e são representativos do percurso ascendente do E-goi. “No 1º semestre, em termos de vendas, crescemos 40% em relação ao período homólogo. Contamos fechar 2018 a crescer a dois dígitos, um objectivo que tem sido sempre superado ano após ano. Em 2019 com o objectivo é aumentar as vendas em 30% e de atingir o meio milhão de utilizadores”, explica.

Na visão de Miguel Gonçalves, os resultados e a excelência assentam nas pessoas, por isso, na E-goi procura-se, continuamente, promover o bem-estar e a motivação dos colaboradores a diferentes níveis. Aqui confeccionamos, diariamente, refeições idealizadas por nutricionistas para mais de 80 colaboradores; fomentamos a prática desportiva e temos ainda uma área de jogos e lazer que, em algumas horas do dia, mais parece uma feira popular!”, conta.

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D.R.

A formação continua, a estreita relação com o ensino e a aposta no talento dos colaboradores fazem o resto. “A formação, na nossa área, é imprescindível e, não só participamos numa série de acções ao longo do ano, como desenvolvemos, internamente, um conjunto de formações mais pequenas, que disponibilizamos gratuitamente ao público em geral. Também estabelecemos parcerias com universidades e recebemos estagiários, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver os seus próprios projectos”. 

E porque o descanso é fundamental para a produtividade, num futuro próximo, que já terá como cenário as novas instalações da empresa, as novidades continuam: “Ao nível do lazer, haverá uma área onde os “egoianos” poderão dormir uma sesta a seguir ao almoço”, desvenda Miguel.

De olho nas tendências de marketing

Num mundo em constante mutação, o que é verdade hoje, deixa de o ser amanhã. Especialmente se estivermos a falar de comunicação digital. Para o guiar, o E-goi lança algumas pistas, alinhadas com as principais tendências de marketing.

“Além do aproveitamento dos serviços de messaging como canais de comunicação e suporte é crucial haver uma aposta na retenção e fidelização dos clientes. Para que isso aconteça, é essencial poder-se cruzar o comportamento e micro-momentos captados através dos canais e plataformas em que os utilizadores se encontram para transformar a comunicação com o cliente numa experiência one-to-one e relevante, que não só fortaleça a relação entre o consumidor e a marca, mas que também possa optimizar o ROI dessas mesmas campanhas.”

Para que os clientes possam implementar uma verdadeira experiência omnicanal, cruzar o comportamento offline com o online também está na óptica do E-goi. 

Estar um passo à frente

O E-goi garante que os próximos tempos serão de desenvolvimento em tecnologias que permitam às empresas estar em todos os canais de comunicação com o consumidor, aumentar a bidireccionalidade da comunicação, e dotar a automação de inteligência artificial. “Estamos a criar ferramentas para que as PMEs possam crescer e destacar-se, melhorando os seus resultados e a relação com os seus clientes de forma simples e rápida. Em paralelo, estamos a investir em Machine Learning e AI no sentido de poder automatizar as decisões com objectivo claro de propor automaticamente ao consumidor produtos e soluções que tenham uma alta probabilidade de compra por parte do cliente. Estas tecnologias são também utilizadas no âmbito da fidelização, para aperfeiçoar o acompanhamento do ciclo de vida do cliente, diminuição de churn e aumento do ticket  médio e recompra”, conclui.