Torne-se perito

Mede 20,72 metros e é a maior onda de sempre surfada por uma mulher

A Nazaré volta a ser palco de mais um recorde do Guinness. A distinção vai para Maya Gabeira

Foto
A onda de Maya DR

A surfista brasileira Maya Gabeira está a viver um sonho: em Janeiro deste ano, surfou uma onda de 20,72 metros, o que lhe deu o recorde da maior onda já surfada por uma mulher. A distinção foi entregue esta segunda-feira, na Nazaré.

"Significa muito para mim (este reconhecimento). Sempre sonhei poder falar que surfei a maior onda que uma mulher já surfou. Sempre foi um sonho", começou por dizer Maya, esta segunda-feira, à margem da apresentação do Big Wave Tour — Nazaré Challenge 2018, que decorreu no forte de S. Miguel Arcanjo.

Contudo, na praia do Norte, na Nazaré, em 2013, a atleta brasileira viveu um momento que poderia ter ditado o seu afastamento para sempre da modalidade, quando tentava surfar uma das ondas grandes e sofreu um acidente grave.

"A minha história com a Nazaré não começou da melhor forma. Demorei muitos anos para conseguir voltar e poder atingir esse objectivo, depois de um grande período em que eu não sabia se ia voltar a surfar em alta performance", relembrou.

Maya considerou ainda que só conseguiu superar as cirurgias, os traumas e as ansiedades com "a motivação e o desejo" de ver o sonho cumprido.

A recordista apontou ainda as diferenças e a evolução desde que sofreu o acidente, assegurando que agora se sente mais segura, ainda que o medo esteja sempre presente.

"No início, viemos (para a Nazaré), pouco preparados, sem conhecimento e sem o material necessário. Mas a segurança foi evoluindo e a equipa deu-me confiança. Superar o medo não, porque morro de medo. Mas, a confiança é tudo e agora estou mais preparada e consigo expor-me mais", concluiu.

O período de espera da terceira edição do Big Wave Tour decorre até ao dia 28 de Fevereiro de 2019, na praia do Norte, na Nazaré.